Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Civilizações Pré-Colombianas

Civilizações Pré-Colombianas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 22
Comentários: 3
Civilizações Pré-Colombianas

Os Maias, os Astecas e os Incas existentes no continente americano eram populações indígenas, que já no século XVI possuiam alto grau de civilização e desenvolvimento.

Os Maias
Foram povos cuja civilização se desenvolveu na América Central na região da península do Iucatã. Sua economia se fez na agricultura, essencialmente no plantio do milho. Construiram templos monumentais, centros religiosos e observatórios de astronomia. Tinham uma classe de sacerdotes que se dedicavam a rituais religiosos, danças e jogos. Usavam instrumentos rudimentares, não tinham conhecimento do uso da roda e do arado. Para essa civilização a religiosidade e a arte estavam acima de outros conhecimentos, por isso não chegaram a construir cidades. Usavam de uma escrita hieroglífica para documentação histórica. O calendáario desenvolvido pelos Maias era dotado de grande perfeição.

Os Astecas
A civilização asteca desenvolveu-se onde hoje existe o México. A economia dessa civilização guerreira era baseada na agricultura e no comércio. Dedicavam-se à plantação de milho, cacau, algodão, tomate, feijão e tabaco. Vendiam diversos tipos de mercadorias, como animais, peles, cerâmicas, sal, tecidos, ouro, prata e pedras preciosas.

Fundaram cidades, tal como a capital Tenochtitlán, que se localizava onde hoje se ergue a Cidade do México. Desenvolveram a atividade da tecelagem, o trabalho com a cerâmica e a arte da ourivesaria. Usavam sinais pictográficos porque não desenvolveram uma escrita, embora tenham elaborado um calendário de muita exatidão.

Os Incas
Os Incas eram os índios quichuas, conhecidos como filhos do sol, que constituiram o maior império das Américas. Essa civilização se desenvolveu nas regiões do Peru, Equador, Bolívia e Chile. Fundaram cidades como a capital Cuzco, na Cordilheira dos Andes. Utilizavam-se de grande organização para controle das terras e de sua produção e divisão dos habitantes para o sistema de trabalho.

Tinham economia baseada na agricultura com plantio de milho, batata e tabaco. Construíam canais subterrâneos para irrigar o solo.

Desenvolveram o trabalho com a cerâmica, ouro, prata e cobre. Como o ouro e a prata eram abundantes no território Inca, acumularam grandes riquezas. Essa riqueza despertou a cobiça dos conquistadores espanhóis que acabaram por dizimar a civilização inca.
Essas três civilizações maravilhosas nos deixaram grande legado histórico.


Delene Aparecida Rodrigues

Título: Civilizações Pré-Colombianas

Autor: Delene Aparecida Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 22

799 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Vicente SilvaVicente

    18-08-2014 às 04:38:44

    Que maravilhoso saber sobre as civilizações pré-colombianas. Muito bem explicado sobre os maias, incas e asteca. Fantástico, aprendi bastante!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    05-09-2012 às 15:28:54

    O seu texto, se me permite dizê-lo, é muito interessante. Eu sou historiadora de arte e há relativamente pouco tempo assisti a um curso que falava sobre estes mundos completamente desconhecidos a propósito do Apocalipse anunciado para 2012. Mesmo assim, o meu conhecimento sobre estas civilizações não é muito vasto, por isso, achei de facto apelativo o seu texto. Não sei se é de adorar história, mas adorava conhecer estas civilizações prestes a desaparecer.

    ¬ Responder
  • Delene Aparecida RodriguesDelene Aparecida Rodrigues

    13-09-2012 às 04:42:44

    Daniela, assim como você, adoro história e também adoraria conhecer mais sobre essas civilizações, principalmente a cidade de Machu Pichu.
    Obrigada pelos comentários.

    ¬ Responder

Comentários - Civilizações Pré-Colombianas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios