Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O efeito de estufa e as alterações climáticas

O efeito de estufa e as alterações climáticas

Categoria: Outros
O efeito de estufa e as alterações climáticas

O nosso planeta é fundamental para a existência de vida dos seres humanos. Ele está em constante interacção com os elementos que o rodeiam, tais como os oceanos, a superfície da Terra, o sol etc. A atmosfera è constituída por oxigénio e azoto. Estes dois gases representam noventa e nove por cento da sua composição, o restante é vapor de água, dióxido de carbono e outros componentes. As nuvens formam-se a partir do vapor de água. Estes são fundamentais no efeito de estufa. Estes gases funcionam como protectores ou um manto que mantêm a superfície da terra a uma temperatura amena. Deste modo o efeito de estufa é importante para o planeta. Mas se este efeito for muito forte o planeta torna-se muito quente e com temperaturas altas.

Com o avanço tecnológico as emissões de dióxido de carbono vão sendo cada vez maiores. A concentração dos gases aumenta na atmosfera e consequentemente a temperatura da superfície a Terra. As diferentes actividades económicas dos países estão ligadas à emissão dos gases com efeito de estufa, aumentando os perigos. As indústrias energéticas derivadas do petróleo, carvão e gás natural aumentam a emissão dos gases, tal como os transportes, a indústria de construção civil. Fornos das indústrias de cerâmica, azulejos, tijolos, agricultura, pecuária, serviços, resíduos e o uso de solventes. Na agricultura, as maiores emissões provêm dos fertilizantes químicos que emitem óxido de azoto tal como a lavra profunda dos campos. Por outro lado as grandes quantidades de estrumes guardadas ou espalhadas, emitem metano.

A energia das casas e escritórios bem como os banhos consomem muita energia. As indústrias queimam também muitos combustíveis. Os resíduos são muito prejudiciais porque libertam metano para a atmosfera. Os produtos usados nas lavandarias, as tintas, vernizes e solventes são ainda responsáveis por este aumento. Logo, se não se poupar nesta libertação de gases o planeta corre riscos de grandes problemas. As consequências destes efeitos são a expansão térmica das águas do oceano, a diminuição dos glaciares, e o aumento da energia na atmosfera devido ao aumento da temperatura. Por outro lado verifica-se a subida do nível do mar devido á expansão térmica e diminuição das calotes polares. Esta subida por seu lado provoca o aumento da erosão costeira, a inundação de terras baixas pela água do mar e até a sua intrusão nas salinas de água doce.

Deste modo assiste-se a um fenómeno de aumento das ondas de calor, maior risco de incêndios, perda de produtividade agrícola e maior risco de cheias e secas .

Teresa Maria Batista Gil

Título: O efeito de estufa e as alterações climáticas

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

629 

Imagem por: kevindooley

Comentários - O efeito de estufa e as alterações climáticas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: kevindooley

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios