Multiplicação celular
Na verdade, todos os organismos sofrem divisão celular, ou seja, os seres humanos e todos os outros organismos multicelulares, que são mais complexos.
Consoante o tipo de células que temos, elas sofrem sempre os dois tipos de divisão celular, chamada meiose e mitose. Ambos são processos complexos e multietapas, que ocorrem muito rápido.
Para se reproduzirem sexuadamente, os corpos criam células sexuais, gâmetas, que contêm 23 cromossomas, considerados um unico conjunto. Estas durante a reprodução fundem-se para formar uma célula chamada diplóide, com 46 cromossomas.
A mitose produz duas células haplóides idênticas, processo de reprodução diferente, assexuada, que constitui um programa de manutensão.´
O corpo humano sofre mitose, constantemente, e conforme as células morrem são substituídas. Cada ser humano tem 50 a 75 biliões de células, de cerca de 200 tipos diferentes.
Os tumorespodem ser de dois tipos, malignos e benignos, e resultam do anormal crescimento das células.
O nucleo das células contêm material que diz a estas quando devem crescer,para haver um equilibrio entre ambas, mas por vezes as células recebem a mensagem para crescerem e se dividirem. Este oposto, provoca um desequlibrio, um problema na programação. Éassim que se formam as mutações genéticas, que podem ser causadas por tudo, em especial fatores ambientais ou vírus.
No caso dos tumores malignos, as células não morrem como as normais e, em vez disso multiplicam-se indefinidamente, causando quase sempre a morte.
Na mitose há um processo em que a célula passa por várias fases, interfase, anafase,
profase, metafase e telofase. esta é á fase final desde o o momento em que a célula cresce até que se divide.
O outro processo, chamado meiose, é a criação de células sexuais, necessárias à reprodução. Assim, esta começa com uma célula diplóide formando uma cadeia de ADN que se replica e devide. Os cromossomas juntam-se à sua cadeia correspondente e os enzimas removem partes de ADN de cada gene, que são trocados entre cromossomas, antes de se reemparelharem.
A fim de se evitarem fatores desencadeantes da multiplicação das células, o melhor é evitar vírus, contágios e problemas desnecessários.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- emanuelnacimento
09-10-2014 às 14:47:56oi
¬ Responder