Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Multiplicação celular

Multiplicação celular

Categoria: Outros
Visitas: 375
Comentários: 1
Multiplicação celular

As nossas células sofrem dois tipos de divisão celular. Por isso ouvimos constantemente dizer:"tal mãe, tal filha", mas, cada organismo celular começou com uma unica célula.
Na verdade, todos os organismos sofrem divisão celular, ou seja, os seres humanos e todos os outros organismos multicelulares, que são mais complexos.

Consoante o tipo de células que temos, elas sofrem sempre os dois tipos de divisão celular, chamada meiose e mitose. Ambos são processos complexos e multietapas, que ocorrem muito rápido.

Para se reproduzirem sexuadamente, os corpos criam células sexuais, gâmetas, que contêm 23 cromossomas, considerados um unico conjunto. Estas durante a reprodução fundem-se para formar uma célula chamada diplóide, com 46 cromossomas.

A mitose produz duas células haplóides idênticas, processo de reprodução diferente, assexuada, que constitui um programa de manutensão.´

O corpo humano sofre mitose, constantemente, e conforme as células morrem são substituídas. Cada ser humano tem 50 a 75 biliões de células, de cerca de 200 tipos diferentes.

Os tumorespodem ser de dois tipos, malignos e benignos, e resultam do anormal crescimento das células.

O nucleo das células contêm material que diz a estas quando devem crescer,para haver um equilibrio entre ambas, mas por vezes as células recebem a mensagem para crescerem e se dividirem. Este oposto, provoca um desequlibrio, um problema na programação. Éassim que se formam as mutações genéticas, que podem ser causadas por tudo, em especial fatores ambientais ou vírus.

No caso dos tumores malignos, as células não morrem como as normais e, em vez disso multiplicam-se indefinidamente, causando quase sempre a morte.

Na mitose há um processo em que a célula passa por várias fases, interfase, anafase,
profase, metafase e telofase. esta é á fase final desde o o momento em que a célula cresce até que se divide.

O outro processo, chamado meiose, é a criação de células sexuais, necessárias à reprodução. Assim, esta começa com uma célula diplóide formando uma cadeia de ADN que se replica e devide. Os cromossomas juntam-se à sua cadeia correspondente e os enzimas removem partes de ADN de cada gene, que são trocados entre cromossomas, antes de se reemparelharem.

Passam ainda pela metafase, anafase, telofase e células- filhas. As duas células filhas passam por todo o processo novamente, acabando por formar quatro células-filhas com 23 cromossomas. è, pos um processo em cadeia.

A fim de se evitarem fatores desencadeantes da multiplicação das células, o melhor é evitar vírus, contágios e problemas desnecessários.


Pedro gil Ferreira

Título: Multiplicação celular

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 375

791 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

Comentários - Multiplicação celular

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios