Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

Categoria: Literatura
Visitas: 6
Comentários: 2
Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

Gandhi é daquelas pessoas que não deixa ninguém indiferente, quer se siga ou não a sua filosofia de vida ou outra similar. É uma personagem que marca, desde logo, pela total entrega de si àquilo em que acredita. Assim sendo, depois de ler a sua biografia não será possível continuar na mesma…

Este é um livro em que o próprio Gandhi nos conduz através de algumas das suas experiências de vida, sendo que cada capítulo encerra, naturalmente, uma lição. Gandhi vê em cada acontecimento uma vereda do seu caminho para a verdade. Efectivamente, qualquer ocorrência, boa ou má, constitui uma experiência importante assumindo, portanto, um carácter pedagógico.

Editada em 2006, esta obra publicada pela editora Bizâncio reúne nas suas 464 páginas o essencial dos princípios de Gandhi, inalienáveis também para o tempo e a conjuntura actuais. Numa altura em que o desprezo pela ética, os atropelos à liberdade e aos direitos humanos, a exclusão social e tantas outras realidades prementes se tornam notícias diárias, independentemente do grau de suposta civilidade ou de alegada democracia, as ideias mais representativas deste pensador, político e educador indiano transformam-se num desafio sempre mais actual.

Noções como a da não-violência aparecem amplamente expostas, dissecadas e fundamentadas. Em acréscimo, são propostas como instrumentos valiosíssimos na procura de soluções que se afiguram inadiáveis, sobretudo em países onde a opressão é maior. Temas como a educação e o trabalho comunitário surgem em jeito de resposta a uma urgentíssima necessidade de redefinição dos modelos de interacção humana. O “novo colonialismo” reinstalou-se a um nível universal e, embora distinto daquele que Gandhi combateu acerrimamente, adquire os mesmos contornos perniciosos e a supremacia de uns continua a sacrificar a integridade de outros.

Gandhi revelou, desde sempre, uma enorme sabedoria e a História tem provado reiteradamente que o seu paradigma de recurso a métodos de resistência pacífica como meio de protesto contra acções de tirania é o mais indicado, uma vez que violência só gera mais violência e leva a uma cegueira portadora de consequências mais ou menos irreversíveis. Gandhi nunca levantou a mão a nenhum agressor, nem sequer se permitiu guardar rancor ou sentir hostilidade por quem o provocava, humilhava ou atacava.
Este livro de Gandhi, certamente dos mais representativos da sua vasta produção literária, é uma contribuição essencial para a revisão de tantos comportamentos individuais e colectivos, a começar pela preservação do planeta em que vivemos. Coerência é a palavra de ordem, num contexto de mudança que exige exercitação da humildade e da verdade e a busca da essência de cada ser e da Humanidade.


Maria Bijóias

Título: Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

785 

Imagem por: peterpan_harris

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    09-10-2012 às 22:40:01

    eu adorei conhecer esta personagem, simplesmente fantástica. foi numa aula de geografia no 9º anos que o meu professor falou desta figura. o facto de ninguém saber responder quem era deixou-me a sentir uma ignorante. fui de imediato ver o filme para nunca mais passar de ignorante. é uma personagem que merece todo o nosso respeito pela sua coragem e iniciativa. uma luta que parecia impossível, foi atingível.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    10-09-2012 às 14:16:33

    De facto, quem conhece Mahatma Gandhi ganha uma nova perspectiva de vida, nomeadamente, uma vertente lutadora e pacifista. Ele luta pelo que acredita: a independência do povo hindu se recorrer à violência. Mahatma Gandhi é uma figura para sempre marcante da História da Humanidade, que muito contribui para a luta pelo seu povo, na Índia. Enfrentou várias coisas horríveis acabando por ser assassinado de forma muito injusta. Parabéns pelo seu texto e pelo tema.

    ¬ Responder

Comentários - Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: peterpan_harris

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios