Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O poder das hormonas

O poder das hormonas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
O poder das hormonas

A ciência limita-se a explicar que são as hormonas que fazem com que amamos, odiamos, temos desejo ou repulsa, maanipulados por um conjunto de processos fisiológicos.
Mas, segundo a opiniâo de alguns endocrinologistas, podemos controlar o efeito das principais hormonas que mais nos influenciam.

Afinal, na realidade , a seta do cupido não é mais do que uma elevada produção de oxitocina.

È esta hormona que estabelece a relação entre as pessoas, quer seja amor entre casais, filial ou fraternal.

Com efeito, se nós amamos os nossos filhos, é porque a oxitocina está a funcionar. A este nível contribui ainda a vasopressina e a prolactina.

A oxitocina é ainda determinante na memorização, no conhecimento social e a nível sexual.
A melatonima é uma hormona reguladora do sono e varia com as ocilações luminosas.

Assim, quando escurece, os níveis aumentam para proporcionar uma noite tranquila e é como que um medicamento para combater a insónia. além disso esta hormona confere bem-estar e inibe a secreção de gonodotrofinas produzidas no hipotálamo, o que faz diminuir assim, a estimulação da hipófise e, por sua vez, dos testísculos, diminuindo a produção de esteróides sexuais, como a testoterona.

A hormona GH, está presente no organismo desde a infância e abranda na adolescência.
Atua em todos os tecidos, ossos, músculos, entre outros.

Em medicina é usada como tratamento em crianças com nanismo, nomeadamente, quando há um atraso no crescimento.

Esta hormona é ainda utilizada na medicina como anti-aging, ou seja, no combate ao envelhecimento celular e no rejuvenescimento sexual.

A testosterona é uma hormona cromossomática, em que os cromossomas sexuais X e Y,apontam a existência de ovários ou testículos.

Estas são as hormonas que tê a ver com a homossexualidade ou heterossexualidade, dependendo da quantidade de cada uma delas.

O elevado nível desta hormona, explica o maior ou menor impulso sexual. Pode haver também excesso na ulher, o que provoca desporporções.

Nestes casos, excesso, é necessário neutralizar os recetores de testoterona, com medicação.

O estrogénio, é feminino e faz com que a mulher tenha mais tecido adiposo, é é necessário para a ovulação.

Esta contribui também para o desejo sexual da mulher, que pode ser em demasia.

Na menopausa esta hormona é utilizada em terapêuticas de substituição hormonal para evitar o desgaste orgânico a vários níveis.

Durante as picadelas da acupunctura há uma libertação de beta-endorfinas, o que explica o efeito benéfico em algumas doenças.


Teresa Maria Batista Gil

Título: O poder das hormonas

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

616 

Comentários - O poder das hormonas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios