Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Minerais ôrganicos e sombreamento dão mais peso aos bois

Minerais ôrganicos e sombreamento dão mais peso aos bois

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Minerais ôrganicos e sombreamento dão mais peso aos bois

Pesquisa inédita realizada pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba, Minas Gerais (Brasil), mostrou que o desempenho em ganho de peso de bovinos de corte aumenta com a oferta de sombra e suplementação mineral na forma orgânica.

A metodologia do experimento consistiu em fornecer sombreamento artificial para um lote de animais a pasto, deixando outro exposto ao sol. A outra variável analisada foi o fornecimento de minerais na forma orgânica apenas para um lote, ficando o outro com suplementação mineral iônica.

O sombreamento foi fornecido por meio da construção de sombrites de 3,4 metros de altura e entre 2m2 a 3m2/sombra/animal. A suplementação mineral orgânica adotada a partir de fontes denominadas de complexo-polissacarídeo, no caso carboquelato de cromo, fornecido à vontade por meio de cochos minerais.

Os resultados encontrados demonstram que os ganhos de peso dos animais da raça Nelore que tiveram acesso à sombra foram de 0,440 kg/dia contra 0,313 kg/dia dos não sombreados, entre os grupos suplementados com cromo na forma orgânica.

Já entre os que não receberam sombra a superioridade também foi manifestada pelos bovinos suplementados com cromo na forma orgânica. O ganho de peso desse grupo foi de 0,440 kg/dia contra 0,247 kg/dia dos animais que não receberam cromo orgânico.

Sabe-se que o estresse térmico é um forte condicionante da produção animal e quando a temperatura ambiente está acima da faixa de conforto são geradas alterações das funções basais dos animais.

O bem-estar animal é atingido entre 10 e 32ºC no caso de zebuínos e 13 e 18ºC para taurinos (Carvalho, 2002; Nããs, 1989).

A ausência de sombra na produção de bovinos a pasto está associada a desconforto térmico, dificuldade de dissipação de calor excedente e aumento do calor endógeno. Com isso, as alterações fisiológicas mais comuns são:
- Aumento da freqüência respiratória;
- Aumento da sudorese;
- Aumento do batimento cardíaco;
- Diminuição da ingestão de alimentos entre 20 e 30%;
- Eliminação via fezes, urina e suor de grande quantidade de minerais;
- Menor crescimento corporal e maior suscetibilidade a enfermidades.
Os efeitos negativos do estresse na produção animal incluem ainda aumento acentuado de açúcar no sangue e alteração do metabolismo dos minerais, com aumento da excreção de Cr, Zn, Cu, Mn, entre outros micro-minerais.

Os resultados encontrados neste trabalho deixam claro que bovinos de corte mantidos a pasto, mesmo os de origem zebuína como os da raça Nelore, necessitam de sombreamento e que quando a sombra está associada à suplementação mineral orgânica ocorre expressivo aumento do desempenho em ganho de peso.


Cláudio Júnior

Título: Minerais ôrganicos e sombreamento dão mais peso aos bois

Autor: Cláudio Júnior (todos os textos)

Visitas: 0

804 

Imagem por: Robert Brook

Comentários - Minerais ôrganicos e sombreamento dão mais peso aos bois

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Imagem por: Robert Brook

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios