Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Educação Financeira: Ensine seu filho a lidar com o dinheiro, ele vai agradecer no futuro

Educação Financeira: Ensine seu filho a lidar com o dinheiro, ele vai agradecer no futuro

Categoria: Outros
Educação Financeira: Ensine seu filho a lidar com o dinheiro, ele vai agradecer no futuro

É comum escutarmos desde crianças que dinheiro é sujo, que quem tem é ladrão, dinheiro não traz felicidade e outras tantas coisas que nos impedem de ter uma boa relação com ele.

Curiosamente, ao mesmo tempo em que somos ensinados a detestarmos o dinheiro, as pessoas nos falam para estudarmos para “sermos alguém na vida”. Controverso, não? Quanto ser alguém na vida, não entrarei em detalhes, porque acredito que todos nós somos alguém na vida.

Já em relação ao dinheiro, este preconceito é algo cultural e sabemos que é um problema bastante grave, mas o que podemos fazer para contorná-lo? Se isso já é bastante enraizado na sua cabeça é preciso mudar o padrão de pensamento e já aviso a você: Isso não é uma tarefa nada fácil! Uma nova informação é fácil de ser entendida e seguida, agora quando temos algo guardado há anos, é um pouco complicado de mudar.

É por isso que é tão importante ensinar as crianças que o dinheiro não é algo ruim, muito pelo contrário. O dinheiro nos proporciona alimento, vestimenta, vida confortável e possibilita a realização de projetos (viagens, estudos, lazer). Se você não teve este tipo de ensinamento, ensine seus filhos a valorizarem o dinheiro, isso será bom não somente para ele, mas para a sociedade como um todo.

O estudo no Brasil é algo complicado, quando se trata de educação financeira é ainda pior, mas hoje temos acesso à informação e encontrar dicas úteis não é difícil, basta querer.

Veja algumas dicas:

1. Dê uma mesada

Não precisa ser um valor exorbitante, e embora alguns achem um luxo, este é apenas um exercício para que a criança possa aprender a administrar o dinheiro. Algo em torno de R$ 10 por semana é o suficiente para começar.

2. Ensine a importância da pesquisa

Envolva seu filho nas compras da casa e vá além: Peça para ele te ajudar a fazer compras. Faça uma lista, crie uma planilha e vá em busca de preços de produtos e anote tudo na planilha. Ensine a ele as variações dos preços e o porquê da importância de planejar as compras. Isso vale para compras em geral, passeios, viagens e etc.

3. Poupar dinheiro

Com os mesmos R$ 10 ensine seu filho as vantagens de comprar à vista. Mas para isso é preciso deixar de lado a ansiedade e aprender a economizar e abrir mão de certos mimos no presente, para mais a frente comprar algo melhor e que trará mais benefícios. Dependendo da idade, é possível abrir uma conta poupança, mas vocês poderão fazer um cofre. Algo simples basta, como uma lata de biscoitos com um furo para passar moedas e notas dobradas.

Exemplo:

Dê um pequeno emprego ao seu filho ou montem juntos um negócio (peça ajuda para os parentes e amigos), como rifas, fazer doces, criar contos e vender na escola. Use a criatividade. Isso também ajudará a criança a desenvolver o empreendedorismo.

Imagine o que é para uma criança ter algo que ele sabe que merece porque “trabalhou” para ter. É algo maravilhoso, aumenta a autoestima porque ele terá aprendido muitas lições importantes. Não subestime a inteligência das crianças, elas são inteligentes e aprendem rápido, então ensinar coisas que elas precisarão saber no futuro é algo que fará com que não passem por problemas financeiros.

Há no mercado uma grande quantidade de jogos de tabuleiro que podem ajudá-lo na educação das crianças, como o banco imobiliário (um clássico) e também um livro muito legal chamado O Homem Mais Rico da Babilônia, onde por meio de parábolas o autor ensina coisas básicas, mas importantes, sobre finanças de modo geral. Vale a pena conferir.

E você, já pensou em ensinar educação financeira para seus filhos? Conte aqui nos comentários! =)


Mariane Lilian da Silva

Título: Educação Financeira: Ensine seu filho a lidar com o dinheiro, ele vai agradecer no futuro

Autor: Mariane Lilian Silva (todos os textos)

Visitas: 0

146 

Comentários - Educação Financeira: Ensine seu filho a lidar com o dinheiro, ele vai agradecer no futuro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios