Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Monumento do Monte Rushmore

Monumento do Monte Rushmore

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 178
Comentários: 8
Monumento do Monte Rushmore

Visto em muitos filmes, séries de televisão e outros, desde sempre. Este é um dos monumentos mais imponentes não só dos Estados Unidos da América, enquanto país, mas como uma nação que, valoriza na sua Carta Constituição a liberdade, a igualdade e a democracia.

Esculpido por Gutzon Borglum e o seu filho Lincoln Borglum, na face do Monte Rushmore, perto de Keystone, Dakota do Sul, este monumento que retrata quatro dos presidentes dos Estados Unidos (George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln), tendo de altura uns impressionantes 18 metros, cobrindo uma área total de 5 km2. Deu-se início à construção em 1927, sendo que a finalização das faces dos presidentes deu-se entre 1934 e 1939.

O monumento foi esculpido numa formação geológica composta principalmente de granito (neste caso um granito suave a de grão muito fino), sendo que a durabilidade do granito é bastante grande, uma vez que resiste à erosão de forma exemplar (a erosão do granito equivale a 25mm a cada 10.000 anos). Uma outra razão que levou Borglum a escolher o monte Rushmore foi também o facto de este receber sol praticamente todo o dia.

Os planos iniciais de construção eram que, os quatro presidentes fossem retratados da cintura para cima, mas por falta de financiamento teve de ser feito um compromisso, sendo que, acabaram apenas por retratar as caras. Gutzon Borglum faleceu em 1941, sendo que foi o seu filho Lincoln que terminou o projeto. Desde então, este monumento que atrai cerca de dois milhões de pessoas anualmente e tem estado ao cuidado dos Serviços Nacionais de Parques dos US.

Quiz


Quem são os quatro presidentes americanos esculpidos no Monumento do monte Rushmore, em Dakota do Sul?

A) George Washington, Thomas Jefferson, James Madinson e Abraham Lincoln

B) George Washington, John Adams, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln

C) George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln

D) George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Andrew Jackson

Assim, aqui temos mais uma excelente prova daquilo que o homem é capaz de fazer e construir como forma de revelar as suas crenças e ideais mais profundos, quer seja para honrar os seus antepassados ou para mostrar o quanto grandes são os seus ideais.

Uma impressionantes obra artesanal, não só por causa da sua escala imensa, mas principalmente devido ao facto que irá manter-se intocada por ainda, muitos, muitos anos, representando tudo aquilo que uma só nação conseguiu atingir em apenas 150 anos.


Rua Direita

Título: Monumento do Monte Rushmore

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 178

780 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • lori ferrarini

    27-01-2014 às 22:49:24

    magnifico estas esculturas em pedras, deveriam ser mais conhecidas e mostardas para o mundo, fantastico principalmente os artistas que esculpiram essa grande obra

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 12:23:13

    É realmente uma obra de arte muito interessante e muito conhecida também nos famosos filmes de Hollywood. O escultor Gutzon Borglum fez um trabalho excelente com este monte de granito, retratando estes quatro presidentes dos Estados Unidos da América. A ideia de escolher este monte foi de génio pelo que se nota na conclusão da sua obra. O seu texto tem uma abordagem muito directa e interessante. Dá vontade de ler mais. Parabéns!

    ¬ Responder
  • isadora

    04-03-2012 às 20:34:30

    ilario

    ¬ Responder
  • Murilo

    06-09-2011 às 00:09:27

    A alternativa C é a correta. Agora olhem o 2º e o 3º parágrafo do texto.

    "Esta obra foi iniciada a 10 de Agosto de 1927, pelo escultor Jonh Gutzon, que faleceu antes de ver o seu projecto acabado. Foi terminada mais tarde pelo filho de Jonh.
    Jonh Gutzon nasceu em Bear Lake, no estado de Idaho, nos Estados Unidos da América, a 25 de marco de 1867. Faleceu a 25 de Março de 1867."
    Como ele nasceu em 25 de março de 1867, começou uma obra em 1927 e faleceu em 1867?
    E como ele teria começado uma obra com um dia de vida?

    ¬ Responder
  • AlguemqvcnconheceAlguemqvcnconhece

    25-03-2012 às 15:13:26

    né!!!! q doideira!! agora vou ter que procurar outro site pra escrever sobre esse monumento! pq isso n faz sentidoooo! bem observado, Murilo!

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita 26-03-2012 às 11:18:19

    Numa tentativa de melhor servir os nossos usuários, a ruadireita.com está a reformular alguns textos, para corresponder à necessidade de ajudar a nossa comunidade. Estamos a abertos a sugestões para novos títulos.

    ¬ Responder
  • Lequinho

    07-05-2013 às 20:37:41

    maluco.

    ¬ Responder
  • damiãodamião

    05-11-2010 às 15:45:00

    a questão c)

    ¬ Responder

Comentários - Monumento do Monte Rushmore

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios