Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como Elaborar Um Texto Dissertativo

Como Elaborar Um Texto Dissertativo

Categoria: Outros
Comentários: 6
Como Elaborar Um Texto Dissertativo

Não tão fácil e nem tão difícil! Assim, elaborar um texto dissertativo requer muito de você e pouco do que sabe. Na verdade é preciso mais que um prévio conhecimento do assunto a ser dissertado, precisa de alguns segredinhos especiais para deixa-lo esteticamente e gramaticalmente perfeito! E provavelmente haverá muitas e centenas de rabiscos, antes da obra completa. Então, sente-se e aproveite para aprender juntos!

Ao dissertar sobre determinado assunto você terá que ter segurança do mesmo. Nada mais inconveniente numa leitura que deparar-se com um texto que a pessoa não sabe, nem entende do que está escrevendo. Nossa, muito ruim para você e péssimo para quem está lendo. Veja agora, alguns roteiros que devem ser inseridos ao elaborar um texto dissertativo.

1 – Escolha Seu Assunto
Mesmo aquele que você não tem muito conhecimento e aquele que você já tem um certo domínio. Mas, sempre deverá procurar por mais. Não limite-se ao que já sabe, pesquise e procure por coisas novas. O público já está saturado com informações duplicadas! Inove no assunto e dê o seu melhor nele.

2 – Delimite Seu Assunto
Temos uma gama de informações, então, delimite-o. Delimitar é ser específico. É ir no âmago da questão de maneira mais profunda possível, deixando seu texto o mais original e perfeito.

3 – Fixe Seu Objetivo
Isso quer dizer que você deve perguntar-se: “ Qual o meu objetivo em escrever sobre este assunto? Desejo convencer meu leitor? O que pretendo com ele?”. Sempre lembrando que você deverá responder com o verbo infinitivo. Ex: Apontar..., Caracterizar..., Desenvolver..., Apresentar..., Analisar..., Relatar..., Elogiar... dentre outros.

4 – Escreva Todas As Suas Ideias Em Mente
Até aquelas mais insignificantes que você supõe, elas podem servir! Escreva todas as palavras, ideias e liste-os, mesmo sendo boas ou não. Coloque no papel todas que vem à sua mente.

5 – Introdução, Desenvolvimento e Conclusão
Etapa final e mais difícil, ou não? Sim e não. Sim, porque agora é que você irá desenvolver seu texto dissertativo, usar as melhores palavras e atentar-se para a coerência. Não, porque com todas essas ideias em mente e com o roteiro de 1 a 4 ficará mais fácil de desenvolvê-la. Então, introduza seu texto de forma a prender o leitor (no máximo 4 linhas). Já o desenvolvimento atente-se para as ligações das orações, lembre-se dos elementos de coesão, aqueles conectivos que deixa o texto excelente. E, por último, faça a conclusão. Depois, revise, e revise, e revise, e revise e revise!

Sucesso para você!


Adriana Santos

Título: Como Elaborar Um Texto Dissertativo

Autor: Adriana Santos (todos os textos)

Visitas: 0

772 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • SophiaSophia

    16-04-2014 às 17:44:26

    Escrever um texto dissertativo é uma arte mesmo! Parabéns pelo seu texto, bem fácil de entender!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    16-04-2014 às 19:29:44

    Obrigada!! Temos que aprender com os erros né? *** bjos

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRita

    02-04-2014 às 00:51:58

    Muito metódica e objetiva , tal como eu.
    Adorei texto, obrigado

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    11-04-2014 às 14:17:39

    É isso mesmo! ahhah
    Eu que agradeço sua visita!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCamila

    03-03-2014 às 12:48:00

    Adorei o texto , ajudou me muito no meu trabalho na escola...obrigado

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    16-03-2014 às 14:27:29

    Fico agradecida e feliz por ter contribuído para seu trabalho. Espero que seja um sucesso!!
    Volte sempre...

    ¬ Responder

Comentários - Como Elaborar Um Texto Dissertativo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios