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A História Da Escrita

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
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O papiro, da família das ciperáceas, cresce no Nilo. Do talo do papiro se obtém a carta, que foi a matéria escriptória mais difundida durante a Antiguidade e os primeiros tempos medievais. É o primeiro suporte de vida de longa duração. Como o mundo industrial precisava do papiro tinha de haver uma grande produção. Contudo, no século XI deixa de ser usado, sendo substituído pelo pergaminho. Para fazer o papiro cortavam o caule da planta em tiras, dispondo-as lado a lado e em camadas cruzadas. Estas tiras vegetais eram colocadas umas às outras com uma água barreta e depois sujeitas à prensagem entre duas pedras. Por fim a folha do papiro era seca ao ar livre e amaciada com uma pedra de ágata.

O pergaminho é uma matéria escriptória feita com peles de animais (cabra, cordeiro e vitela). Plínio situa o aparecimento do pergaminho no século II a.C. devido à diminuição do papiro. A designação com que ficou conhecido o pergaminho deriva de Pérgamo, uma cidade na Ásia Menor, onde o rei Êumenes II teve de encontrar o material de escrita alternativa ao papiro em falta. Após a morte do animal a pele arrancada era lavada, depois lavada em cola durante vários dias, e por fim era raspada até eliminar pelos e gordura. Os séculos XII, XIII e XIV foram a sua época áurea.

O papel foi inventado na China em 105 d.C. Era feito através de desperdícios têxteis e mais tarde através da celulose e das árvores. Escrevia-se no papel com a pena de ave. Os mais antigos documentos remontam ao século XII.

As tabuinhas enceradas eram pequenas placas de madeira ou de marfim, que tinham uma forma retangular. Geralmente, tinha dois furos na frente que unia por cordas ou correias a margem esquerda do livro fechado. Era usado para várias coisas: anotações de contabilidade, apontamentos privados, algumas eram usadas em dípticos consulares, escolares primárias durante a época romana e como instrumentos públicos notariais. As tabuinhas eram reutilizáveis e tinham uma utilização de longa duração. Só estavam acabadas quando se partiam.

Os instrumentos para escrever eram o cinzel e o buril para a escrita de ponta seca, o cálamo e a pena para a escrita de tinta e o pincel para certas cores. Havia ainda o carvão e o giz para a escrita desenhada.


Daniela Vicente

Título: A História Da Escrita

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

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Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

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Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

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Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

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