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Novos São os Poemas

Categoria: Literatura
Novos São os Poemas

Assim
Assim que o vendaval
O nosso amor vencer para ao
Meu coração se dedicar a aquecer
Para que destruída seja a ilusão,
Fazendo com que o resquício de luz divina
Na escuridão se avance e
Alcance ao relento do vento que muitas vezes
Contra aos nossos desejos se sobrepõe
Atiçando aos atos que fira ao caráter que de um homem
Apaixonado devia ser como o atrito entre os nossos corações
Que mesmo indiferentes sejam,
Se completam para fazer imenso universo
A nossa casa e o nosso pasto de terras viçosas
Para que rosas vermelhas fossem plantadas.

Delírio
Delírio de um coração
Que preso às garras da paixão
Sem alternância para desprender-se,
Dessa droga que vicia
Ao mesmo tempo que às dores da alma
Alivia devido às resoluções da maldita ilusão,
Que ao mesmo tempo
Nos faz sonhar queimar à luz do sol
Com uma ilusão que erroneamente parece
Fazer da incessante paixão de seu delicado
E esmero fantoche.

O Calor
O calor do seu corpo
Que aquece minha alma,
Completa o meu coração destroçado
Pelo desejo do suicídio de sentimentos,
Do homicídio de sensações angustiantes
Que ao vê-la presa em uma cadeira me faz pensar
Já que uma tortura é vê-la nessa situação que
Por amor contravertido pela raiva que consome
Minha alma por inteiro fazendo-me sentir cala frio
Até a ponta da unha do dedão do pé esquerdo
Ou direito não sei direito ao certo por saber apenas
Que imaginar uma vida sem que esteja junto é uma tortura
Tão grande que não sei dimensionar por ser mais forte do que o
Desejo de ser livre dessa maldição
Que ao delírio me faz vivenciar com o singelo,
Mas amargo gosto da paixão.

A Indiferença
A indiferença que nos une
É a mesma que nos separa por alguns
Insignificantes acontecimentos que fizeram
Do nosso amor ser um destino,
Ser um caminho desprovido de tantas
Aventuras que do nosso coração
Parece tirar tinta como se algo maleável fosse
De tanto requinte que somente aos nobres esse prazer
De depenar nossas almas,
Escancarando o envergonhado coração,
Irradiado pela emoção de a todo momento tenha-a
Dentro do coração para se lembrar ao menos
Do delicado perfume com a qual o meu coração conquistou
E ao mesmo tempo desprezou como se apenas ódio
Houvesse dentro do coração ressecado pelo ódio.

Ressecado
Ressecado pelo ódio
O seu coração foi apodrecendo
Junto ao lixo que se acumula no Rio Tietê,
É sua alma poluída pela insana ilusão
Que sem compaixão
Escravizou sem dó essa paixão
Que de tudo faz para ver o sol amanhecer
Essa escuridão que escorraçou a paz
Ao meu coração convulsivamente
Chora devido à depressão que sem o sinônimo
De perdão ao meu coração que ao inferno empurrou
Depredando a si o inferno amordaçado pela própria inveja
De um com os outros que nada mais são do que o espelho de si
E do coração que feito pedra,
Sem vida luta para aos batimentos cardíacos voltar.


Kaique Barros

Título: Novos São os Poemas

Autor: Kaique Barros (todos os textos)

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Comentários - Novos São os Poemas

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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