Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Dicas para leitores iniciantes

Dicas para leitores iniciantes

Categoria: Literatura
Dicas para leitores iniciantes

Não é preciso ser um especialista para saber que, infelizmente, no Brasil poucas pessoas tem o hábito de ler. E pior as pessoas veem a leitura como um dom para poucos. E esta mentalidade atrapalha ainda mais. Como se já não bastasse a falta de incentivo do governo, das escolas, da família e aí vai. Enfim é uma questão cultural. Ler é uma conquista pra todos! E os leitores de plantão, sabem o quanto é prazeroso e acaba querendo dividir esta experiência com todo mundo. Eu não sou de me apegar muito a regras para leitura, até porque penso que ela é um ato livre, e quanto mais você o fizer de forma prazerosa, mais rápido se tornará leitor. Mas vamos lá a algumas dicas, conselhos para começar bem esta experiência:

Escolha um assunto leve e que te agrada.
Não adianta escolher no primeiro livro, um tratado de Einstein. Você vai certamente chegar lá. Mas calma, vá devagar. De preferência nem comece por livros, comece por contos por exemplo, que são curtos e de uma leitura fácil e gostosa.

Tenha paciência e não desista.
Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar que nosso corpo é um bom exemplo. Se uma pessoa começar a correr hoje, mesmo correndo pouquinho, vai sentir dores. Mas se persistir em pouquíssimo tempo estará num nível mais alto até um momento que o seu corpo pedirá pelo exercício. Assim é com a leitura, comece lendo uma página que seja por dia, mas leia todos os dias. Quando você menos esperar não conseguirá mais parar.

Não se sinta obrigado.
Isto é fundamental, se não trabalhar o corpo a mente, se convencer de que aquilo é uma decisão livre, não precisa nem começar. Ninguém vai longe, por obrigação. Tenho uma filha de sete anos e faço a mesma coisa com ela na hora de comer. Digo pra ela que nosso paladar muda, e por isto a necessidade de experimentar novos alimentos. Se ela não se convencer de que aquele alimento pode ser gostoso, dar a ele uma chance de se mostrar a ela, o resultado com certeza será muita cara feia.

Se prepare para este momento
Faça de seu momento de leitura, um momento de encontro. Eu por exemplo adoro ler ao ar livre, pra ser sincera eu gosto de fazer qualquer coisa ao ar livre, o que eu gosto mesmo é do ar livre, o resto são detalhes. Mas enfim, se prepare, crie expectativa, se envolva. Espere por este momento e afaste tudo que possa te distrair. Faça deste tempo, um momento para você.

Converse com leitores
Não há nada mais contagiante que estar em um grupo onde cada um mostra e fala de suas experiências com a leitura. Eu sou leitora desde criança e normalmente tem aquele autor que não me atrai. Mas quando ouço amigos falando muito dele, acabo lendo, mesmo que depois me certifico de que realmente não gosto, mas é irresistível. E finalmente, crie suas próprias regras. A leitura é uma experiência muito pessoal e nem sempre o que foi bom pra mim será também para você.


Meirilene Reis

Título: Dicas para leitores iniciantes

Autor: Meirilene Reis (todos os textos)

Visitas: 0

0 

Comentários - Dicas para leitores iniciantes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios