Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > O fenômeno Marley & Eu

O fenômeno Marley & Eu

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Visitas: 2
Comentários: 3
O fenômeno Marley & Eu

Por que a história de uma família e seu “terrível” cachorro labrador causou tanta comoção e tornou-se um sucesso mundial de vendas, chegando até a ser filmado em Hollywood?

Primeiro porque não é a história de um simples cachorro, mas de um ser que foi ocupando um espaço muito especial dentro de uma família, acompanhando todos as vivências mais difíceis e tristes e proporcionando momentos de intensa alegria.

Marley & Eu – Vida e amor ao lado do pior cão do mundo é um best seller da atualidade, vivido e escrito por John Grogan, um jornalista norte-americano, casado com Jenny, também jornalista.

Marley é o pior cão do mundo porque este labrador quase enlouqueceu a família, devido as suas travessuras, ao seu pânico de trovões e tempestades. Mas também, pra esta família, sinônimo de amor, pois essa convivência ensinou os Grogan a serem mais tolerantes, unidos e, sobretudo, a valorizar a simplicidade da vida, já que tudo é efêmero. A morte de Marley prova isto.

Essa narrativa não-ficcional de 272 páginas conquistou todos aqueles que amam cachorros e fazem deles uma companhia insubstituível. Dizem alguns que os cães nunca traem, nunca abandonam e sempre entendem seus donos, por isso são e serão sempre seus melhores amigos.

Apesar das bagunças de Marley, esse labrador indomável, participou da vida da família, quase provocando, inclusive, a separação do casal em virtude das suas peraltices. O cão viveu ao lado de seus donos a frustração da perda do primeiro bebê e a felicidade do nascimento dos três filhos dos Grogan, amigos inseparáveis de Marley. Acompanhou as promoções de seu dono e as mudanças de cidade do casal.

O livro, rico em detalhes dramáticos dessa relação de amizade com o cão, misturado com episódios cômicos das trapalhadas realizadas por Marley, é um sucesso de vendas não por acaso. A literatura ainda não tinha visto esse formato bem simples que incluiu um cão muito levado, um casal de donos e uma vida em comum.

Alguns críticos não aprovaram essa narrativa, alegando ser apelativa, de fácil entendimento e contendo uma história muito banal a qual qualquer um poderia ter escrito. Mas ninguém o fez antes. E certamente estas pessoas que não gostaram de “Marley e eu” devem ser as mesmas que não compreendem as relações de amizade e fidelidade que norteiam a convivência das pessoas com seus bichos de estimação.

Os leitores que se identificaram com as peripécias do pior cão do mundo fizeram de Marley o cão mais famoso de todos os tempos, representando uma parcela da sociedade que não vive sem um animal de estimação.
Para estas pessoas ler este livro é uma forma de identificação, de interação e reciprocidade com alguém que sente o mesmo e vive ou viveu as mesmas situações que as suas próprias.

O filme foi bastante assistido, um sucesso de público em todo o mundo, mas não se compara a narrativa mais minuciosa do livro.
Quem leu o livro ficou muito mais próximo de Marley, conhecendo-o mais intimamente; divertindo-se e também chorando com ele e com a família em inúmeros momentos que a linguagem do cinema não conseguiu abranger.

A leitura simples conquistou todas as faixas etárias. Crianças viraram fãs de Marley. E a recordação do que um dia ele foi e representou para os Grogan está registrada para sempre na literatura, no cinema e na mente de todos os que riram e choraram ao lado do pior cão do mundo.


Rosana Fernandes

Título: O fenômeno Marley & Eu

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 2

654 

Imagem por: janet_farthing

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    10-09-2012 às 12:28:26

    Não li este livro, porque o filme chegou antes até mim, mas adorei o filme. Não só pela história de amizade entre os donos e o cão Marley, mas também pela carga positiva que o filme tem. Tão feliz e ao mesmo tempo tão verdadeiro. O seu texto está mesmo muito bonito e muito apelativo para quem tem a ideia de fugir ao livro de 217 páginas pelo filme de uma hora e pouco.

    ¬ Responder
  • MarconiMarconi

    22-09-2011 às 14:32:39

    bom dia a todos, acabei de ganhar um labrador, realemnte eles são muito brincalhões e cheios de energias, quanto a História não ha conhecia, passei a conhecer agora depois da chegada dele, muito legal e bastante emocionante, só espero saber adestrá-la, espero orientações, grato.

    ¬ Responder
  • Michelle MoraesMichelle Moraes

    05-12-2010 às 15:08:27

    O melhor de todos todos, Marley.

    ¬ Responder

Comentários - O fenômeno Marley & Eu

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Desporto
Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!\"Rua
A Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual do mundo e se classifica como um dos eventos de corrida de estrada de grande prestígio. O Boston Athletic Association gera esse clássico americano, que é patrocinado pela John Hancock Financial Services.

A Maratona de Boston tem se destacado como o evento máximo dentro do esporte de corridas de estrada em virtude de sua tradição, longevidade e método de ganhar a entrada na corrida (via qualificação). Para isso, você terá aqui algumas informações sobre esse evento que atrai milhões de pessoas e que tem a participação de patrocinadores, voluntários, corredores, imprensa e muito mais!!!

Aos Participantes:
Todos os participantes receberão:
* A entrada para a festa das massas na pré-corrida e festa pós-corrida
* Programa Oficial da raça e Racers Resultados Livro
* A T-shirt de manga comprida
* Transporte para o início
* Finalizadores receberão uma medalha comemorativa.

Desde 1996, a Maratona de Boston tem utilizado um sistema de cronometragem computador. Os relógios digitais que exibem o tempo decorrido estão localizados em cada milha e com o marcador de cinco quilômetros. A distância a percorrer é de 26 milhas, com 385 metros (42,195 km).

Informações sobre o evento:
A cidade de Boston oferece uma variedade de artes de palco, com emocionantes passeios aos locais turísticos, eventos esportivos, e áreas comerciais. Para ajudar a fornecer-lhe algumas ideias para quando você estiver esse evento na cidade, por favor consulte os seguintes links:

http://www.bostonusa.com/
http://www.massvacation.com/
http://www.cityofboston.gov/

Os voluntários:
Todos e cada um dos 10 mil voluntários são de vitais importâncias para a experiência que é dada aos participantes locais e internacionais da corrida. Pode-se ver a união no trato uns com os outros com todo o respeito, compaixão e empatia. Cada um encoraja uns aos outros para alcançar seus objetivos e cumprir ao máximo do seu potencial. A comunidade que você cria dentro do rol de voluntários é algo que todo mundo merece fazer parte.

Os patrocinadores:
Desde 1986, o Boston Athletic Association usou patrocínios para ajudar a manter a Maratona de Boston como a corrida mais venerada e respeitada no mundo. Graças ao principal patrocinador John Hancock Financial - que estará comemorando seu 30 º ano em 2015 - a Maratona de Boston oferece uma premiação de $ 806.000 para o qual os atletas competem todos os anos. John Hancock também fornece recursos financeiros para supervisionar a John Hancock Elite Athlete Team, que traz muitos dos melhores corredores de todo o mundo a cada dia Hopkinton Patriots. A empresa hospeda os atletas para a semana da corrida no "John Hancock Elite Athlete Village" criado no John Hancock Conference Center.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: janet_farthing

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios