Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Ensine o seu filho a gostar de ler

Ensine o seu filho a gostar de ler

Categoria: Literatura
Visitas: 2
Comentários: 3
Ensine o seu filho a gostar de ler

Lembro-me de ler algures que “os livros são as varinhas de condão que os pais têm à sua mão para ajudar os seus filhos a crescer “.

Ler é importante, é uma actividade que nos permite desenvolver competências linguísticas, vocabulário, capacidade de interpretação e estimula a criatividade. As crianças que aprendem a conviver com os livros desde cedo aprendem vê-los com uma fonte de cultura e de saber.
As famílias precisam investir na leitura, incentivando seus filhos a lerem o máximo que puderem. Mas como ensinar uma criança a gostar de ler?

O interesse pela leitura deve ser estimulado desde bebé, Há quem diga que ainda dentro da barriga da mãe. As crianças são muito curiosas e o manuseio de livros desde tenra idade, sejam eles de plástico de pano ou de papel é importante para que os explorem e se habituem a eles. Por isso mesmo desde cedo os pais deverão adquirir livros para os seus filhos.

Os pais e tudo o que fazem são exemplo para os filhos. Deste modo, se uma confiança vê o pai ou a mãe a ler um um livro, vai concerteza querer imitar. Se os pais não lêem, não podem exigir que o filho o faça.

Jamais se devera obrigar uma criança a ler. Não será assim que conseguirão cultivar o hábito da leitura.

Os pais devem levar os filhos a bibliotecas e a feiras e deixá-los manusear os livros, cheirá-los até se lhes apetecer. Existem também cada vez mais espaços de leitura para crianças, onde é possível o seu contacto com os livros. Estes deverão ser também um local de passeio com as crianças.

Na hora de deitar, deverá haver sempre um pouco de tempo para a criança ouvir uma história. Este acto irá desenvolver a sua imaginação e o gosto por ler e ouvir histórias Uma boa dica é ir fazendo perguntas simples para que a criança mantenha a atenção na leitura. Quando a criança já souber ler, a leitura poderá ser conjunta. A partir desse momento, pode já pedir-se que interprete por palavras suas a história que leu.

Os pais devem permitir que a criança escolha livros para lerem juntos em casa.

Nas datas especiais como o aniversáro e o Natal, as crianças deverão receber livros de presente.

Uma vez por semana poderá ser feito um serão literário em que a criança poderá ser incentivada a ler uma história que tenha escolhido em voz alta, para toda a família. Depois da leitura, poderão ser feitas questões sobre o que foi lido, poderão trocar-se ideias e ouvir as diferentes interpretações de cada um. Para além de ser um incentivo à leitura, é um momento em família, que como tanto outros, é essencial ao bom crescimento da criança.



Catarina Bandeira

Título: Ensine o seu filho a gostar de ler

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 2

771 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãodulce

    17-06-2014 às 22:58:56

    muito bom textos, tenho 3 miúdos e fez todo o sentido do mundo, amei como ensinar o seu filho a gostar de ler...

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSofia Nunes

    11-09-2012 às 12:38:27

    São muito úteis estas dicas, especialmente as que sugerem habituar os bebés e crianças pequenas à presença dos livros. Acho importantíssimo o papel dos pais na criação de hábitos de leitura para os filhos. É importante não esquercer, no entanto, que esses hábitos devem ser de boa leitura. As versões para crianças d' Os Lusíadas, por exemplo, são excelentes opções para crianças a partir dos dez anos de idade.

    ¬ Responder
  • suelem portosuelem porto

    18-05-2011 às 15:08:30

    adorei...

    ¬ Responder

Comentários - Ensine o seu filho a gostar de ler

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios