Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Como limpar a fonte do computador?

Como limpar a fonte do computador?

Categoria: Informática
Comentários: 1
Como limpar a fonte do computador?

A fonte do computador é um dispositivo bastante importante, pois ela é responsável por receber a corrente alternada vinda da rede elétrica, converte-la para corrente contínua e distribuir para todos os componentes de seu computador. Devido ao uso e com o passar do tempo, ela pode juntar bastante poeira, prejudicando seu funcionamento e, consequentemente, o do computador. Confira algumas dicas sobre como limpar sua fonte e garantir o pleno funcionamento dela.

Por que limpar a fonte
A sujeira da fonte pode impedir o fluxo de ar entre o gabinete e o meio. Isso fará com que a temperatura interna da CPU aumente, podendo danificar os hardware de seu computador.

Quando devo limpar
O recomendado e fazer uma limpeza a cada três meses, mas quanto mais frequente melhor. Barulhos e ruídos vindos da fonte indicam que passou da hora de limpá-la.
Você pode usar os seguintes equipamentos para limpar a fonte: Chave de fenda e/ou Philips; Um pano macio e seco; Pincel; Ar comprimido (disponível em lata) e, em alguns casos óleo lubrificante.

Cuidados e recomendações
É recomendado, caso o computador esteja em uso, desliga-lo e aguardar cerca de 1 hora para que os componentes esfriem e a energia dos capacitores se dissipe, evitando possíveis choques.

Leve o computador para um local com bastante espaço e amplo. Desligue o interruptor da fonte, que está atrás do gabinete. Caso a CPU esteja empoeirada, limpe-a antes de abri-la, evitando que vá pó nos componentes do computador.
Antes de mexer nos hardwares e na fonte, descarregue a energia eletroestática de seu corpo segurando em um metal sem pintura. Essa energia pode gerar grandes danos aos componentes do micro.




Caso você tenha receio de desmontar a fonte, é possível realizar a limpeza simples:
1 – Após aberto a CPU, verifique se há espaço suficiente para você trabalhar na limpeza da fonte. Se não houver, retire os cabos conectados para facilitar.

2 – Boa parte das fontes possui um ventilador que tira o ar quente de dentro da CPU e joga-o para fora. Com a lata de ar comprimido na posição vertical, solte pequenos jatos nesse ventilador de forma a jogar a sujeira de dentro para fora do gabinete. Caso isso não seja possível, tire a sujeira pela parte de traz do computador.

3 – Com o pincel remova os excessos de sujeira, mas com cuidado. Limpe da melhor forma possível a grade de fluxo da ventilação. Tenha cuidado com os componentes do computador.

4 – Aplique mais uma dose de ar comprimido dentro do gabinete todo e, se achar necessário, repita o processo para garantir a limpeza.

Se você tiver mais afinidade com manutenção de hardware, a limpeza completa pode ser uma boa ideia:

1 – Com o gabinete aberto, desconecte todos os cabos de energia da fonte que estão alimentando os hardwares.

2 – Desparafuse a fonte e retire-a com cuidado para não cair em cima da placa-mãe e seus componentes.

3 – Tente retirar o ventilador, caso ele esteja parafusado, para uma melhor limpeza. Caso contrário, não arrisque danificar o equipamento.

4 – Tome cuidado quando for desencaixar o ventilador, pois ele tem cabos conectados a ele.
5 – Jogue ar comprimido em ambas as partes da fonte, mas utiliza jatos curtos.

6 – Finalize a limpeza com o pincel para remover a sujeira mais pesada, com bastante cuidado.

7 – Se sua fonte faz bastante barulho quando você liga a máquina, pode ser necessário lubrifica-la. Para isso, remova o adesivo que fica no centro do ventilador e, com um óleo lubrificante, aplica uma dose pequena no eixo do dispositivo.

8 – Coloque o ventilador de volta na fonte, encaixe-a no gabinete e conecte todos os cabos. Feche o CPU e coloque-o no lugar novamente.

No corpo da matéria há um vídeo feito pela equipe do site Baixaki, com detalhes sobre a limpeza de uma fonte.


Lucas Souza

Título: Como limpar a fonte do computador?

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

788 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • eduarda vargas

    07-10-2014 às 20:20:44

    ok muito bom precisei e me ajudou mt obrigado

    ¬ Responder

Comentários - Como limpar a fonte do computador?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios