Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Como limpar a fonte do computador?

Como limpar a fonte do computador?

Categoria: Informática
Comentários: 1
Como limpar a fonte do computador?

A fonte do computador é um dispositivo bastante importante, pois ela é responsável por receber a corrente alternada vinda da rede elétrica, converte-la para corrente contínua e distribuir para todos os componentes de seu computador. Devido ao uso e com o passar do tempo, ela pode juntar bastante poeira, prejudicando seu funcionamento e, consequentemente, o do computador. Confira algumas dicas sobre como limpar sua fonte e garantir o pleno funcionamento dela.

Por que limpar a fonte
A sujeira da fonte pode impedir o fluxo de ar entre o gabinete e o meio. Isso fará com que a temperatura interna da CPU aumente, podendo danificar os hardware de seu computador.

Quando devo limpar
O recomendado e fazer uma limpeza a cada três meses, mas quanto mais frequente melhor. Barulhos e ruídos vindos da fonte indicam que passou da hora de limpá-la.
Você pode usar os seguintes equipamentos para limpar a fonte: Chave de fenda e/ou Philips; Um pano macio e seco; Pincel; Ar comprimido (disponível em lata) e, em alguns casos óleo lubrificante.

Cuidados e recomendações
É recomendado, caso o computador esteja em uso, desliga-lo e aguardar cerca de 1 hora para que os componentes esfriem e a energia dos capacitores se dissipe, evitando possíveis choques.

Leve o computador para um local com bastante espaço e amplo. Desligue o interruptor da fonte, que está atrás do gabinete. Caso a CPU esteja empoeirada, limpe-a antes de abri-la, evitando que vá pó nos componentes do computador.
Antes de mexer nos hardwares e na fonte, descarregue a energia eletroestática de seu corpo segurando em um metal sem pintura. Essa energia pode gerar grandes danos aos componentes do micro.




Caso você tenha receio de desmontar a fonte, é possível realizar a limpeza simples:
1 – Após aberto a CPU, verifique se há espaço suficiente para você trabalhar na limpeza da fonte. Se não houver, retire os cabos conectados para facilitar.

2 – Boa parte das fontes possui um ventilador que tira o ar quente de dentro da CPU e joga-o para fora. Com a lata de ar comprimido na posição vertical, solte pequenos jatos nesse ventilador de forma a jogar a sujeira de dentro para fora do gabinete. Caso isso não seja possível, tire a sujeira pela parte de traz do computador.

3 – Com o pincel remova os excessos de sujeira, mas com cuidado. Limpe da melhor forma possível a grade de fluxo da ventilação. Tenha cuidado com os componentes do computador.

4 – Aplique mais uma dose de ar comprimido dentro do gabinete todo e, se achar necessário, repita o processo para garantir a limpeza.

Se você tiver mais afinidade com manutenção de hardware, a limpeza completa pode ser uma boa ideia:

1 – Com o gabinete aberto, desconecte todos os cabos de energia da fonte que estão alimentando os hardwares.

2 – Desparafuse a fonte e retire-a com cuidado para não cair em cima da placa-mãe e seus componentes.

3 – Tente retirar o ventilador, caso ele esteja parafusado, para uma melhor limpeza. Caso contrário, não arrisque danificar o equipamento.

4 – Tome cuidado quando for desencaixar o ventilador, pois ele tem cabos conectados a ele.
5 – Jogue ar comprimido em ambas as partes da fonte, mas utiliza jatos curtos.

6 – Finalize a limpeza com o pincel para remover a sujeira mais pesada, com bastante cuidado.

7 – Se sua fonte faz bastante barulho quando você liga a máquina, pode ser necessário lubrifica-la. Para isso, remova o adesivo que fica no centro do ventilador e, com um óleo lubrificante, aplica uma dose pequena no eixo do dispositivo.

8 – Coloque o ventilador de volta na fonte, encaixe-a no gabinete e conecte todos os cabos. Feche o CPU e coloque-o no lugar novamente.

No corpo da matéria há um vídeo feito pela equipe do site Baixaki, com detalhes sobre a limpeza de uma fonte.


Lucas Souza

Título: Como limpar a fonte do computador?

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

788 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • eduarda vargas

    07-10-2014 às 20:20:44

    ok muito bom precisei e me ajudou mt obrigado

    ¬ Responder

Comentários - Como limpar a fonte do computador?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios