Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Rainha do Fado, Amália Rodrigues

Rainha do Fado, Amália Rodrigues

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Rainha do Fado, Amália Rodrigues

A Rainha do Fado, assim conhecida, Amália Rodrigues, um grandioso nome ligado á música portuguesa, nomeadamente ao fado português, onde cantou e encantou milhares de pessoas, fãs, ouvintes, deixou a sua marca por onde passava.

Filha de Albertino de Jesus Rodrigues, natural de Castelo Branco, nascido a 6 de Agosto de 1888 e falecido a 13 de Maio de 1962, um músico sapateiro, e de Lucinda da Piedade Rebordão, natural do Fundão e nascida a 2 de Maio de 1982 e falecida a 23 de Novembro de 1986, nasceu assim Amália da Piedade Rodrigues a 1 de Julho de 1920, embora só registada a 23 de Julho de 1920. Amália gostava e pedia para o seu aniversário ser celebrado a 1 de Julho, por uma razão simples, dizia “Talvez por ser essa a altura do mês em que havia dinheiro para me comprarem os presentes”.

Amália foi uma cantora, atriz e fadista portuguesa, assim conhecida mundialmente, viria a falecer a 6 de Outubro de 1999, com 79 anos de idade. Natural de Lisboa teve o seu período de atividade entre 1940 a 1999, data do seu falecimento.




Amália era muito tímida, começou a cantar para o avô e os vizinhos, que lhe pediam.
Aos 9 anos, a avó, analfabeta, manda Amália para a escola, que tanto gostava de frequentar. Devido á pobreza, aos 12 anos teve que interromper a sua escolaridade. Optou por bordadeira, mas depressa muda para ir embrulhar bolos.

Aos 14 anos vai viver com os pais. Mas a vida não é tão boa como em casa dos avós. Amália tinha que ajudar a mãe e aguentar o irmão mais velho, autoritário. Trabalha como bordadeira, engomadeira e tarefeira.

Aos 15 anos vai vender fruta para a zona do Cais da Rocha, e torna-se notada devido ao especialíssimo timbre de voz. Integra a Marcha Popular de Alcântara, em 1936.
Conhece nessa altura o seu futuro marido, Francisco da Cruz, um guitarrista amador, com o qual casará em 1940.

Estreia-se no teatro de revista em 1940, como atração da peça “Ora Vai Tu”, no Teatro Maria Vitória. No meio teatral encontra Frederico Valério, compositor de muitos dos seus fados.

Em 1943 divorcia-se a seu pedido. Torna-se então independente. Neste mesmo ano atua pela primeira vez fora de Portugal, em Madrid. Viria assim anos mais tarde a correr o mundo e passar por muitos sítios e lugares.

Amália Rodrigues representou Portugal em todo o mundo, de Lisboa ao Rio de Janeiro, de Nova Iorque a Roma, de Tóquio à União Soviética, do México a Londres, de Madrid a Paris, foi assim, que esta grandiosa MULHER levou a origem de Portugal a vários cantos do Mundo.


André Belacorça

Título: Rainha do Fado, Amália Rodrigues

Autor: André Belacorça (todos os textos)

Visitas: 0

621 

Comentários - Rainha do Fado, Amália Rodrigues

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios