Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Quem ia à escola no Egito?

Quem ia à escola no Egito?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Quem ia à escola no Egito?

No antigo Egito, tal como em outras civilizações, nem todos podiam ir à escola.
Assim, a escola dos egípcios, destinava-se apenas aos filhos da elite governante, isto é, de altos funcionários, sacerdotes e escribas.

Com efeito, eram estes que sucediam aos pais na profissão. No entanto, a maioria deles era analfabeta e as escolas funcionavam dentro dos templos e nalguns departamentos da administração.

Sómente os rapazes e as raparigas entre os cinco e doze anos, podiam frequentar a escola, onde aprendiam a a escrever, contar, fazer cópias e ditados. Inicialmente a escrita egípcia chamava-se hieroglífica e era composta de de cerca de 750 sinais.

Os materiais que utilizavam na escola incluíam dois godés, um para tinta preta e outro para tinta vermelha, um cálamo de junco para escrever e tabuinhas enceradas ou uma paleta, como suporte.

O papiro só era usado depois de dominarem bem a escrita,em virtude de ser um material caro.
A escola deveria ser muito diciplinada, deste modo recorriam a castigos corporais para todos obedecerem às regras.

Nem todos prosseguiam os estudos, a não ser alguns, que continuavam depois dos dezasseis anos.

Mas o ensino, no Egito procurava apenas responder às necessidades da administração do reino.
Na verdade, no Egito ainda não existia a ciência tal como nós a concebemos hoje. Os conhecimentos foram-se impondo como forma de responder às necessidades do quotidiano e da religião.

Desenvolveram a astronomia que surgiu como uma necessidade da construção de pirâmides e templos. Estas porêm eram orientadas pelos quatro pontos cardeais, uma vez que eles já tinham determinado o polo norte e conheciam estrelas, constelações e planetas.

Como ainda não havia relógios, mediam as horas com recurso a relógios de sol. A medicina também teve que evoluir graças à mumificação, que que permitiu conhecer melhor os órgãos e o corpo humano.

Mas , as doenças eram ainda atribuídas a causas religiosas, como o mau olhado ou um castigo divino. Os médicos eram escribas ou sacerdotes, em virtude de serem considerados mágicos. Eram eles que tratabvam de feridas, dentes, fraturas, medicamentos e otras coisas relacionadas com a doença.

A matemática também evoluiu, pois procurava responder a problemas ligados à administração e à arquitetura, registo de propriedades, cálculo das colheitas e dos impostos, construção de templos e túmulos.

Os egípcios usavam já o sistema decimal, as quatro operações da adição, subtração, multiplicação divisão e frações simples.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Quem ia à escola no Egito?

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

708 

Comentários - Quem ia à escola no Egito?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Desporto
Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!\"Rua
A Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual do mundo e se classifica como um dos eventos de corrida de estrada de grande prestígio. O Boston Athletic Association gera esse clássico americano, que é patrocinado pela John Hancock Financial Services.

A Maratona de Boston tem se destacado como o evento máximo dentro do esporte de corridas de estrada em virtude de sua tradição, longevidade e método de ganhar a entrada na corrida (via qualificação). Para isso, você terá aqui algumas informações sobre esse evento que atrai milhões de pessoas e que tem a participação de patrocinadores, voluntários, corredores, imprensa e muito mais!!!

Aos Participantes:
Todos os participantes receberão:
* A entrada para a festa das massas na pré-corrida e festa pós-corrida
* Programa Oficial da raça e Racers Resultados Livro
* A T-shirt de manga comprida
* Transporte para o início
* Finalizadores receberão uma medalha comemorativa.

Desde 1996, a Maratona de Boston tem utilizado um sistema de cronometragem computador. Os relógios digitais que exibem o tempo decorrido estão localizados em cada milha e com o marcador de cinco quilômetros. A distância a percorrer é de 26 milhas, com 385 metros (42,195 km).

Informações sobre o evento:
A cidade de Boston oferece uma variedade de artes de palco, com emocionantes passeios aos locais turísticos, eventos esportivos, e áreas comerciais. Para ajudar a fornecer-lhe algumas ideias para quando você estiver esse evento na cidade, por favor consulte os seguintes links:

http://www.bostonusa.com/
http://www.massvacation.com/
http://www.cityofboston.gov/

Os voluntários:
Todos e cada um dos 10 mil voluntários são de vitais importâncias para a experiência que é dada aos participantes locais e internacionais da corrida. Pode-se ver a união no trato uns com os outros com todo o respeito, compaixão e empatia. Cada um encoraja uns aos outros para alcançar seus objetivos e cumprir ao máximo do seu potencial. A comunidade que você cria dentro do rol de voluntários é algo que todo mundo merece fazer parte.

Os patrocinadores:
Desde 1986, o Boston Athletic Association usou patrocínios para ajudar a manter a Maratona de Boston como a corrida mais venerada e respeitada no mundo. Graças ao principal patrocinador John Hancock Financial - que estará comemorando seu 30 º ano em 2015 - a Maratona de Boston oferece uma premiação de $ 806.000 para o qual os atletas competem todos os anos. John Hancock também fornece recursos financeiros para supervisionar a John Hancock Elite Athlete Team, que traz muitos dos melhores corredores de todo o mundo a cada dia Hopkinton Patriots. A empresa hospeda os atletas para a semana da corrida no "John Hancock Elite Athlete Village" criado no John Hancock Conference Center.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios