Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Antiguidade Clássica

Antiguidade Clássica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 50
Antiguidade Clássica

O período geométrico marcou-se por volta do século VII a.C., os gregos começaram a desenvolver um repertório de formas cerâmicas cuja decoração tem um estilo geométrico.
O estilo orientalizante (725 e 650), a crescente a prosperidade das cidades-estado gregas levou os cidadãos a quererem adquirir bens luxuosos da Ásia Menor, do Oriente e do Egito. Os artistas gregos assimilaram as influências orientais com rapidez e grande facilidade, desenvolvendo um estilo muito próprio, o estilo orientalizante. As sereias, os grifos e outros motivos míticos abundam nos vasos.

O período arcaico caracterizou-se pelo domínio de Atenas. Neste período de imensa criatividade surgiram as grandes tradições da escultura monumental em pedra e a arquitetura de templos. O desenvolvimento do estilo dórico e jónico. Os kourai e korai testemunham a preocupação dos gregos em representação das ideias da perfeição física e da juventude. Aparecem em nu integral. A pintura cerâmica desenvolveu a técnica das figuras e vermelhas.
A idade clássica caracterizou-se pelo início da queda de Atenas, com sucessivas crises no século V a.C. pela ameaça dos persas. No entanto, a cidade emergiu como império político e económica. O brilhantismo do Pártenon representa o esplendor da cidade nessa época. Procura do movimento realista das figuras. Surge o nu feminino.

O período clássico final é marcado pela Guerra do Peloponeso 431-404, que colocou por terra o domínio de Atenas. Seguiu-se um século de lutas internas. Evolução de vários tipos de edifícios: espaços públicos, teatros e mausoléus.

No período helenístico, Alexandre chegou ao poder em 336 a.C, após a morte do pai, Filipe II, criando num vasto império que se estendeu à Grécia. Após falecer, o seu império desmoronou-se em 3 reinos com cidades muito poderosas. Com a dissolução das cidades-estado, os gregos começaram a ver-se como indivíduos cheios de qualidade, refletindo-se na arte.

A arte cicládica é do tipo idolátrico. Tem uma função religiosa ligada ao culto da deusa-mãe. Cultivam o ideal de beleza, expressando-se na fertilidade e fecundidade. A gordura é símbolo de beleza. A cabeça é pouco definida. Algumas das figuras aparentam a gravidez, algumas são masculinas e um grupo específico representa músicos, como flautista e harpistas.

Daniela Vicente

Título: Antiguidade Clássica

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 50

767 

Comentários - Antiguidade Clássica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios