Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Amália Rodrigues

Amália Rodrigues

Categoria: Biografias
Amália Rodrigues

A Rainha do Fado

Internacionalmente conhecida como a Rainha do Fado, foi considerada uma das melhores embaixadoras da cultura portuguesa. Amália deu um novo fulgor ao fado…

Nascida em Lisboa, durante o mês de Julho de 1920, Amália Rodrigues, tornou-se enquanto viva, uma lenda da musica portuguesa, cuja fama e nome tornou-se um ícone da musica. Após o 25 de Abril, foram-lhe prestadas homenagens, sendo condecorada com o grau oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Porém, nesta altura também viveu problemas financeiros, o que a levou a ter que se desfazer de alguns bens.

Faleceu a 6 de Outubro de 1999, com 79 anos, depois de ter estado uns dias a passar férias na sua casa no litoral alentejano.

Oriunda de uma família da Beira Baixa. A família procurava melhores condições de vida, mas o pai não conseguia arranjar emprego. Assim, quando Amália tinha 14 meses, retornaram ao Fundão, menos ela, que ficou a viver com os avós. Com 9 anos foi para a escola, mas teve que interromper os estudos três anos depois, para ajudar nas despesas da família.

Foi trabalhar como bordadeira, mas mudou para fazer embrulho de bolos. Aos 14 anos vai viver com os pais, que entretanto voltaram para a capital. Um ano depois começou a vender fruta na zona do cais da Rocha, onde brilhava com o seu timbre de voz.em 1936.


Num concurso de descobertas de talentos, no qual acabou por não participar, conheceu Francisco Cruz, um guitarrista amador, com quem casou em 1940 e de quem se divorciou em 1943.

Goste-se de fado ou não, têm-se que admitir que, Amália foi e continua a ser um ícone da musica Portuguesa.


Bruno Jorge

Título: Amália Rodrigues

Autor: Bruno Jorge (todos os textos)

Visitas: 0

621 

Comentários - Amália Rodrigues

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios