Como distinguir as diferentes pinturas
O artista pinta o que lhe vai na alma e transfere as suas emoções para a tela. Por isso as características da pintura são tão diversificadas nos temas, mistura de cores, ou outras técnicas utilizadas pelos diferentes artistas. No entanto ela distingue várias épocas de acordo com os motivos e cenas retratados nos quadros. O que se pretende também na pintura é fazer sobressair a sociedade e os costumes de uma determinada época . Logo, os seus temas sempre variam desde os religiosos, paisagens, figuras femininas, nus, santos, crianças, figuras políticas e tantos outros. Os efeitos deste panorama artístico são naturalmente belos e diversificados. Desde sempre houve artistas célebres e de renome que são do conhecimento de muitos. Não esquecendo quadros célebres como os de Picasso, José Malhoa, Santa-Rita, Júlio Reis Pereira, Jorge Barradas, Mário Eloy etc. Alguns pintores frequentaram Escolas de Belas Artes mas nem todos. Alguns já nascem com um espírito de artista multifacetado e vão aprendendo com a prática. Normalmente nascem com um dom especial que mais tarde consolidam fazendo bons quadros para decorar ambientes.
Distinguem-se diferentes pinturas que vão desde o abstracionismo, cubismo, modernismo, pós-modernismo, pintura naíf e pintura livre. Apesar de serem todas bonitas são diferentes quanto à sua interpretação. Algumas usam figuras geométricas, outras são autorretratos, cenas de semi-nus ou simplesmente mistura de cores fortes. Cada um projeta na tela aquilo que sente.
Muito usuais são as paisagens de grande perfeição, santos, temas de barcos, florestas etc. Cabe a cada um escolher de acordo com os seus gostos pessoais.