Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Arte do Império Novo

Arte do Império Novo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Arte do Império Novo

No Império novo, os túmulos passaram a ser escavados na rocha.
Hatchepsut foi a principal esposa e meia-irmã de Tutmés II. Aquando da morte deste faraó, o poder passou para Tutmés III, um jovem filho de uma esposa secundária. Designada regente, Hatchepsut governou em conjunto com ele até à sua morte.
Esfinges ladeavam a entrada que conduzia ao templo.

Do meio do pátio, uma larga rampa conduzia ao terraço, contendo ao norte um santuário consagrado a Anúbis e ao Sul outro santuário consagrado a Hathor. Por uma rampa chegava-se ao terraço superior, onde se encontrava o santuário propriamente dito. Uma vez que a realeza era definida como um cargo público masculino, Hatchepsut ostenta as insígnias reais de um faraó: saia, barba e coroa. Embora algumas imagens ela seja apresentada com traços femininos.

À medida que a procissão cerimonial avançava, dentro dos edifícios, a transposição dos sucessivos pilares assinalava o seu progresso no espaço sagrado. Dentro do Templo de Amon-Ré, em Karnak, uma vasta sala hipostila era o último porto de acesso permitido aos visitantes, com exceção dos sacerdotes e da família real. A seguir à sala, um lago sagrado permitia que o rei e os sacerdotes se purificassem antes de entrarem no santuário. Os pilares e as paredes das saçlas, bem como os muros da vedação do recinto encontravam-se cobertos por baixos-relevos.

O filho de Seti I, Ramsés II, que governou durante 67 anos, encomendou um grande número de projetos arquiteturais, Abu Simbel. Em vez de pilares, o templo apresenta uma fachada de pedra maciça onde formam esculpidas 4 estátuas sentadas do rei, com cerca de 21 metros. Entre as pernas de cada estátua estavam pequenas figuras da família real. Num nicho, sobre a entrada, está uma imagem do Deus-Sol. A ladear esta figura estão imagens em relevo de Ramsés apresentando ao deus uma imagem de maat.

Osíris e Anúbis eram deuses usados na pintura para suavizar a passagem para o outro mundo. A música e as danças eram parte das celebrações. No registo superior, as figuras importantes estão sentados de forma rígida, enquanto os músicos e os dançarinos, no registo inferior, movimentam-se livremente.


Daniela Vicente

Título: Arte do Império Novo

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

607 

Comentários - Arte do Império Novo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios