Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > A arte barroca e nova mentalidade

A arte barroca e nova mentalidade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Comentários: 1
A arte barroca e nova mentalidade

O barroco é um estilo de arte diferente das outras e teve o seu início no século XVII.
Este estilo de arte iniciou-se primeiro em Itália, nomeadamente em roma, e, só depois se expandiu para os otros mundos, ou continentes.

Esta é uma arte de rara beleza, e caracteriza-se pela sua exuberâbncia de corativa, ausência de espaços vazios, ideia de movimento e cores douradas.

É essencialmente uma arte que se dirige aos sentidos, procurando acima de tudo provocar emoção e deslumbramento.

A simplicidade, característica das outras artes, bem como a harmonia e o equilíbrio, típico do renascimento, foram abandonadas.

A arte barroca, expressa na pintura grande exuberância e ostentação, características desta época.. assim são pintados grandiosos quadros, onde se retratavam as famílias da nobreza, muito ricas.

as grandes personalidades realçavam nos quadros, que apresentavam contrastes de luz, cor e sombra.

Na escultura era explorado, o dramatismo das figuras representadas, que procuravam sucitar os sentimentos de quem as observava.

Na arquitetura destacaram-se igrejas com fachadas sobrecarregadas de ornamentos, limhas, curvas e contra-curvas, que davam ideia de movimento. Os interiores eram também ricamente decorados.

esta arte está ligada ao ouro do Brasil em que na marca dos artistas, se sentia o efeito da talha dourada e dos painéis de azulejos.

Estes embelezavam as igrejas, salões, escadarias e jardins da corte e dos palácios.

Assim, as formas de arte do barroco, surgiram associadas aos bailes e espetáculos da corte, dos quais a música e a ópera eram componentes muito importantes.

Foi nesta época que ficaram famosos os bailes do Palácio de Queluz, o gosto pelas cerimónias faustosas e as cenas de Teatro da época.

Os coches eram revestidos de talha dourada, mobiliário e ourivesaria, sinais que denotam a sumptuosidade que caracteriza a corte.

Na verdadepode considerar-se uma arte espetacular, rica e faustosa, que servia a igreja católica, para atraír mais fiéis do que os reias absolutistas.

Deste modo, os reis, tanto em Portugal, como no resto da europa, fizeram construír Palácios, praças, ergueram estátuas e fizeam muitos retratos.

Desta mentalidade e arte, destacaram-se nomes como o de Bernini, Borromini, Rúbenes, Vélasquez ou Rembrandt.

O mais incrível, foi sem dúvida a sua rara e sumptuosa beleza e riqueza, que nunca se esquece.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A arte barroca e nova mentalidade

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

654 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    17-09-2012 às 20:22:11

    eu gosto muito do barroco, embora seja um movimento ligado à Igreja. é de uma exuberância decorativa espectacular. quem não fica apaixonado pelo talha dourada? a igreja de São Roque e o Convento de Mafra são dois óptimos exemplos onde o Barroco se acentua. é um dos movimentos que eu gostava de estudara a fundo, mas o barroco português. parabéns pelo seu texto. embora não esqueçamos nomes como Velásquez. nomes incontornáveis.

    ¬ Responder

Comentários - A arte barroca e nova mentalidade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios