Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > A Iconografia Religiosa Na Idade Média

A Iconografia Religiosa Na Idade Média

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 12
A Iconografia Religiosa Na Idade Média

A Abadia de S. Pedro é uma filiação de Cluny, situada na rota de Santiago de Compostela.
Iconograficamente, no portal sul do nártex da Abadia, vemos Cristo no centro do tímpano numa escala superior, rodeado pelo Tetramorfo, 24 ancião e 2 anjos. Não é uma narrativa, pois não conta uma história, pois não conta uma história. O leão e o touro alado, o anjo e as figuras de pernas cruzadas perto do lintel, reforçam a centralidade de Cristo, porque estão a olha na sua direção. O lintel é composto por florões classicistas.

No mainel estão representados São Paulo, careca, e Jeremias, de olhar meigo. Os corpos de São Paulo e Jeremias acompanham as formas do mainel. Leões e leoas entrelaçadas em «X» mostram os órgãos genitais e as mamas, que remetem para a fecundidade.

No suporte do tímpano, no lado direito, está Isaías, e no lado esquerdo, S. Pedro.

Nas jambas, no lado esquerdo, a Parábola de Lázaro e o rico avarento. O avarento come enquanto ao lado São Lázaro vomita a sua lama e os cães lambem as suas feridas. Um anjo recebe a sua alma. Na cena ao lado, vemos Lázaro no abraço de Abraão, no paraíso. Em baixo, a mesa farta do avarento contrasta com a mesa de altar, no lado direito. As mulheres pecadoras estão representadas pela mulher que está com o avarento. Esta é comparada com Jezebel, uma promíscua rainha fenícia. No lado direito, estão as mulheres virtuosas, Maria e Isabel. Maria engravida virgem e Isabel engravida já idosa, enquanto a mulher do avarento não consegue ter filhos. No lado esquerdo, o avarento morre materialmente confortável, mas com muito sofrimento, ao contrário de São Lázaro, que morre de forma apaziguadora. O avarento vomita a sua alma e esta é apanhada pelo diabo. A mulher do avarento é castigada. Vemos uma cena em que ela está a ser devorada sapos e cobras, que comem os seus seios e os órgãos genitais. No lado direito, temos ainda cenas como a Aforação dos Magos e a Visitação e a Anunciação.
É fantástico perceber através da arte a mensagem da Igreja na Idade Média.

Daniela Vicente

Título: A Iconografia Religiosa Na Idade Média

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 12

787 

Comentários - A Iconografia Religiosa Na Idade Média

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios