Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > O que é um Museu?

O que é um Museu?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Comentários: 3
O que é um Museu?

O que é um museu? À primeira vista esta é uma questão cuja resposta parece bastante simples. Na realidade e numa análise mais aprofundada deparamo-nos com algumas questões que requerem aprofundamento. Por consequência disso mesmo, a resposta a esta pergunta é mais complexa e de difícil estruturação do que parece à primeira vista. Se por um lado um museu é “algo” a que qualquer um pode aceder a qualquer momento, por outro, poucos o conseguem compreender a nível da sua estruturação e aprecia-lo de forma genuína.

Questionei algumas pessoas, pessoas comuns, aquelas que visitam um determinado museu numa daquelas viagens familiares feitas durante o fim de semana ou férias, sobre o que era para elas um museu, as suas respostas foram de uma forma geral bastante concisas. No fundo para elas um museu é um local no qual podem ver/observar obras de arte, sejam elas pintura, escultura ou artes decorativas. Penso que esta seria a resposta sintetizada que qualquer um daria a esta pergunta sem ter pensado muito sobre a mesma.

Contudo se analisarmos a questão, é nos facilmente percetível que a resposta é bem mais complexa do que aparenta. Desta forma, seguindo uma linha de pensamento que vai evoluindo ao encontro de uma resposta que seja completa o suficiente para compreender o conceito de museu, numa fase inicial, temos que entender que qualquer exposição tem um espaço onde a mesma é exibida, então um museu é um edifício ou local onde estão albergadas obras de arte. Mas e então as exposições cientificas e técnicas?

Estas também se encontram em museus, desta forma não podemos pensar em museu apenas como o local onde existe arte. Um museu é um espaço, seja ele de que tipologia for, onde estão reunidas obras de arte, objetos, coleções, realizações artísticas (como por exemplo as instalações) científicas ou técnicas. Esta é uma área a que qualquer um pode aceder mediante alguns requisitos impostos pelos mesmos, como o pagamento ou não da entrada, idade mínima entre outros. Neste espaço expositor além da possibilidade de observarmos as obras, é-nos fornecida informação, de diferentes formas.

De forma objetiva, através de catálogos, folhetos, mapas, legendas ou outro tipo de documentação que sirva de auxiliar à compreensão da obra, quer de forma subjetiva, através da qual o museu nos leva a observar as peças nele expostas da forma que eles querem que o façamos, é algo que passa despercebido à maioria de nós, mas que é feito de forma pensada e consciente pelo museu. O espaço expositivo é pensado como um conjunto, onde a prioridade é dada à obra através do auxílio de variados elementos, como o local da colocação da mesma, a luminosidade e forma que a mesma é feita, legendas entre outros elementos. O museu proporciona conhecimento e história, é um espaço de aprendizagem, que deve ser visto como veículo de cultura e apreciado com prazer.

O museu ajuda-nos enquanto membros de uma sociedade a conhecer o nosso passado, para que possamos de uma forma mais fácil compreender o presente e alcançar o futuro. Através da análise de todos os elementos que foram referidos anteriormente podemos entender o museu como uma instituição cultural que se organiza a partir das suas coleções, obras, realizações artísticas, científicas ou técnicas cujo objetivo é transmitir uma determinada mensagem que se encontra na base ideológica do próprio museu.

Existe assim, um conceito de cultura, história e património por detrás de cada museu independentemente daquela que é a sua essência e identidade como museu.


Sónia Henriques

Título: O que é um Museu?

Autor: Sónia Henriques (todos os textos)

Visitas: 0

603 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãobrenda

    06-08-2014 às 20:14:34

    Adorei mtooo bm esse texto me ajudou mtooo...

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 02:35:40

    Excelente explicação. O museu é mais que um acervo de antiguidade, ele relata uma história, beleza, conquista, herança, acontecimentos, arte, tecnologia, enfim, visitar um museu é sempre uma experiência única e maravilhosa.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Sónia HenriquesSónia Henriques

    23-10-2012 às 21:39:54

    Comentem o texto! Obrigado

    ¬ Responder

Comentários - O que é um Museu?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios