Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Museu Arqueológico de Atenas

Museu Arqueológico de Atenas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 6
Museu Arqueológico de Atenas

O Museu Arqueológico Nacional de Atenas sucede com o surgimento de uma nova cidade grega. O primeiro núcleo do museu formou-se em 1829, em Egina, em 1834, foi para Atenas, em 1866 deu-se início à construção do edifício que ia receber até aos dias de hoje o museu. Mais tarde, foi acrescentado o segundo piso.

Encontramos neste Museu antiguidades pré-históricas, como a Cabeça Feminina de Amorgo, datada de 2400 a.C.; antiguidades micénicas, Diadema em ouro de Micenas, do século XVII a.C., a intrigante Máscara de Agamémnon, Rhyton em forma de touro com cornos dourados, Taça áurea de Vaphiò com caça ao touro, século XV a.C., das antiguidades cicládicas, ídolo em forma de violino, de cerca de 2800 a.C., Pequena estátua do tocador de harpa sentado, de 2800-2300 a.C., Pequena estátua do tocador de flauta dupla, de 2800-2300 a.C., da escultura arcaica, Kouros de Sunio, de 600 a.C., Ânfora de Milo com Artemisa e Apolo, de 650 a.C., Kouros de Milo, de 540 a.C., Zeus de Cabo Artemísio, de cerca de 460 a. C., Estela fúnebre com duas figuras femininas, datada entre o século V e o século IV a.C., Estela de Hegeso, de 410-400 a.C., da escultura clássica, Fídias Athena Parthenos, de 438 a.C., Policleto Diadúmeno, de 450-425 a.C., O cavaleiro de Cabo Artemísio, de 140 a.C., Efebo de Maratona, de 340-330 a.C., Efebo de Anticítera, 340-330 a.C., do período helenístico, Estátua acéfala de Artemisa Efésia, do século I a.C., os frescos de Thera com pugilistas, século XVI a.C.

Aquando da erupção vulcânica em 1600 a.C., a cidade Akrotiri ficou submersa de cinzas. Uma casa foi descoberta com frescos, de efeito da arte minoica. Para além dos frescos, encontraram também objetos de decoração muito interessantes.

Os frescos de Thera com pugilistas, do século XVI a.C., contêm dois pugilistas a praticar pugilismo com grande sagacidade. Encontram-se nus, apenas com uma tanga e o cabelo apanhado no alto da cabeça. Os frescos de Thera com antílopes têm alguma ligação com os frescos da ilha de Creta. Sobre um fundo branco, os animais são desenhados com um contorno preto de linha espessa. A cabeça tem detalhes em vermelho.

Daniela Vicente

Título: Museu Arqueológico de Atenas

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 6

666 

Comentários - Museu Arqueológico de Atenas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios