Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Museu de Grão Vasco

Museu de Grão Vasco

Categoria: Arte
Comentários: 1
Museu de Grão Vasco

O Museu de Grão Vasco é um privelegiado lugar de um estudo da cultura que abarca toda a época de quinhentos, fazendo a transição do século XV, para o século XVI, ou seja da idade Média para a Moderna.

Este imponente edifício que é hoje o Museu, foi construído na última década do século XVI, no tempo que governava na diocese de Viseu, os bispos D. Nuno de Noronha e Frei D. António Sousa.

Juntamente com a bela catedral de Viseu, forma um conjunto arquitetónico tão singular, que marcou profundamente o perfil da cidade.

O Paço dos três escalões, como foi designado, foi também designado de Seminário e Paço Episcopal até ao século XIX. Depois, cumpriu outras missões de caráter cívico e de utilidade pública.

O edifício estabeleceu-se na cudade em 1916 é é atualmente, um notável escrínio de arte, guardando coleções diversificadas e significativas de espaço e tempo, da cultura portuguesa.

As suas coleções são notáveis, em especial na pintura, em que sobressai a coleção de Primitivos, A Escola de Viseu, aguarelas e cenas naturalistas.

Na escultura, alberga a notável coleção de Imaginária da Escola de Coimbra, e riquíssimas imagens de madeira estofada e policromada do século XV e XVI.

Ao nível do mobiliário, contêm um conjunto de peças singulares artísticas, desde cómodas a bufetes, sofás, cadeiras e cómodas papeleiras.

Na cerãmica destaca-se raros exemplares de cerâmica portuguesa do século XVi e XVII e lindas porcelanas das ìndias e da Vista Alegre.

Além destas, a ourivesaria oferece excelentes peças artísticas, custódias, cálices, bules, fruteiras e lavandas.

É ilustrado com preciosas peças do século XVI e XVII, especialmente coleções de Cristos.
O formidável suporte documental, consta da pintura de Vasco Fernandes, o chamado Grâo Vasco, que reflete o quadro social e economico de uma época de grande abertura ao conhecimento.

Refere-se que neste período, do século, já viajavam as ideias e as mercadorias, típicas dos Descobrimentos Portugueses.

Os objetos litúrgicos fortemente evovcativos da mesma época, completam a lição de pintura e registo de uma sociedade articulada em determinado tempo e lugar.

Para quem pretende visitar este museu famoso, o serviço de educação do Museu, está contactável através de ofício, fax e telefone e proporciona visitas guiadas, que são particularmente dirigidas a grupos escolares e mantêm contacto com professores, a quem distribuem material de apoio às mesmas.

A parte histórica, onde se situa o museu grão Vasco é palco de visitas de turistas e realização de festas e eventos, sobretudo no verão, em que há muitas festas da cidade e a famosa Feira Franca, muito conhecida e frequentada no mês de Agosto e Setembro.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Museu de Grão Vasco

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

621 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 14:57:18

    O Museu de Grão Vasco está localizado junto da Séu de Viseu, muito próximo do Rossio.è visitado por muita gente, em virtude de reunir obras de Grão Vasco e de pintores famosos.Contêm uma bela coleção de quadros que contribuem para a riqueza e beleza deste museu.Além de ser um museu conhecido por todo o mundo, oferece a possibilidade de ser visitado frequentemente por professores e alunos da cidade de Viseu, para atividades escolares.

    ¬ Responder

Comentários - Museu de Grão Vasco

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios