Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Código de Hammurabi

Código de Hammurabi

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Código de Hammurabi

Hammurabi começou lentamente e conseguiu manter-se devido à sua persistência e grande habilidade política. Soube tirar partido dos pactos e alianças com os grandes reis: Rinsin de Larsa, Samsiadad de Assur e Zimrilim de Mari.

Tinha como objetivo de implementar o direito e a ordem no país. Lentamente foi construindo por meio de vitórias e conquistas o seu vasto império. Após a morte de Samsiadad, Assur assegurou a Hammurabi mais liberdade de ação. No 33º do seu reinado toma Zimrilim. Dois anos mais tarde, Hammurabi destrui a cidade de Mari. Uniu a Mesopotâmia desde do Golfo Pérsico até ao Deserto da síria.

Hammurabi foi também um excelente administrador púbico. Organizou trabalhos para regular o curso rio Eufrates e construir canais de irrigação, o que deu origem ao aumento da produção agrícola. Preocupa-se a reconstruir as cidades conquistadas. Adorna ricamente os seus templos com tronos para os seus deuses, estátuas e preciosos emblemas.

Empreendeu uma grande reforma jurídica - Código de Hammurabi. O seu texto encontra-se conservado numa estela de diorito negro com 2,25 metros de altura. Atualmente, a estela encontra-se no Museu do Louvre, em Paris. Tem 282 artigos sobre: ofensas e crimes, propriedades, comércio, casamento, heranças, heranças dos sacerdotes, adoção e educação, direito e responsabilidade dos profissionais, trabalhos e prejuízos agrícolas, alugueres e salários, escravos, entre outros. Dirigiu-se contra os abusos o seu tempo.

O Código de Hammurabi tem uma estrutura literária tripartida: Prólogo, Corpo Legal e Epílogo. No Prólogo, Hammurabi apresenta-se como soberano chamado pelos grandes deuses para fazer justiça no seu país. O Corpo Legal constituía-se 282 artigos. O Epilogo acentua o alcance da sua obra.

Na sociedade Babilónia, o templo do deus principal da cidade era o centro da administração. Recebia todo o produto dos campos e do comércio para, de seguida, entregar aos habitantes. O Lugal (o rei) considerava-se um escolhido pela divindade para governar o país. Com o passar do tempo, o Palácio foi-se tornando o centro administrativo.

A sociedade babilónica estava dividida em três classes: awilum (os funcionários, os escribas, os sacerdotes, os comerciantes, os camponeses), mushkenum (grande parte da população) e wardum (escravos).


Daniela Vicente

Título: Código de Hammurabi

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

656 

Comentários - Código de Hammurabi

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios