Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Arte do Império Antigo

Arte do Império Antigo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 2
Arte do Império Antigo

As três pirâmides de Guiza foram construídas em comemoração do filho de Senefru, Khufu, Khafré e Mnkauré. Com a forma de um triângulo equilátero, afunilam em direção ao céu. A entrada de cada de pirâmide fazia-se pela face norte, e, algures dentro da sólida massa de pedra estava uma câmara funerária. Cada pirâmide tinha uma muralha a circundar e, à volta desta, estavam pequenas pirâmides e mastabas para os membros da família real.

Junto ao templo do vale de Khafré ergue-se a Grande Esfinge. O retrato de Khafré foi combinado com o corpo de um leão. Possuiu a serpente sagrada, uaeus, e a barba divina. Ao longo do tempo, a esfinge sofreu alguns danos violentos no rosto.

A estátua de Khafré, em Guiza, tem uma face suave, imberbe, comprovando a sua eternidade. Possui uma forma musculosa, uma forma de mostrar o seu poder. A pose é ereta e frontal, permitindo-lhe observar os rituais em sua honra. Atrás da sua nuca tem o falcão, na mão direita o cetro, veste um saiote e as pernas são de leão. A cadeira tem representações do Baixo Egito (papiro), Alto Egito (Lótus) e sema-tawi (união do Alto e Baixo Egito).




Era também muito comum a representação dos casais através de estátuas, como os príncipes Rahotep e Nofret. O homem tem um tom mais escuro, enquanto a mulher ganha um tom mais claro. As inscrições identificam o casal: ele é um oficial do governo e ela é uma protegida do rei. Estão representados de frente e os seus gestos são ritualizados.
Era pelo casamento que a mulher podia desempenhar um papel social de maior relevo como de dona de casa. Com a maternidade, o papel da mulher afirmava-se ainda mais na sociedade. As muitas estátuas de casais egípcios enlaçados para a eternidade são um sinal de união e de respeito pela mulher.

Normalmente, a mulher enlaça o marido, passando o braço pelas costas deste. Mais tarde, o casal vai separar-se na arte, ganhando uma forma autónoma. Contudo, a forma mais pedida de representação é o braço da esposa pelo ombro do marido, sendo representados co a mesma altura.


Daniela Vicente

Título: Arte do Império Antigo

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 2

618 

Comentários - Arte do Império Antigo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios