Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > O jogging

O jogging

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Visitas: 6
Comentários: 7
O jogging

O jogging é um exercício de resistência aeróbica que permite melhorar a condição física e obter uma maior resistência muscular e capacidade cardio-respiratória. Para além disso, é ideal para combater o excesso de peso, em complemento com um plano alimentar equilibrado e adequado à vida de cada atleta.

O Jogging tem a vantagem de poder ser feito sem necessidade de aprender técnicas ou regras, e sem necessidade de acessórios e equipamento dispendioso. Este exercício requer, todavia, vestuário confortável e sempre adequado às condições climatéricas. Uns calções e camisola ou um fato de treino com roupa interior de algodão são as indumentárias ideais.

O calçado é sem dúvida o item mais importante para um praticante de jogging. Este deverá ter um calcanhar subido para dar um bom apoio ao pé, um salto que permita amortecer o choque do pé no solo e uma sola com boa aderência. Deverá ainda ser almofadado, espaçoso, mas não largo, e em ajustado ao pé.

Praticamente todas as pessoas podem praticar jogging: crianças, adolescentes, adultos, idosos, desde que a condição física o permita. Dai ser importante iniciar esta atividade após avaliação médica, e sempre sob a sua supervisão.

O Jogging deverá ser realizado de forma regular, moderada e gradual. A realização de duas ou três sessões por semana são mais do que suficientes.

O início de cada sessão deverá começar com um aquecimento prévio de cerca de 10 minutos e só depois disso iniciar, com um ritmo lento, acelerando aos poucos, até se alcançar velocidade.

É primordial salientar que, mais importante que a velocidade é o tempo que se corre. Não se deve correr mais do que 20 minutos consecutivos por sessão, nas primeiras semanas, para gradualmente aumentar esse período para um mínimo de 30 minutos, Com o decorrer do tempo, poderá então aumentar-se gradualmente a velocidade.

A melhor maneira de verificar se o treino está a ser feito da maneira mais correta é verificando se há ou não um aumento da frequência respiratória: se a respiração for mais acentuada e a frequência cardíaca for mais elevada, a velocidade deve ser reduzida. Por outro lado, caso o exercício físico realizado não provoque uma respiração acelerada e caso a frequência cardíaca seja apenas ligeiramente superior à habitual em repouso, a velocidade deverá ser aumentada.

Depois de cada treino deverá terminar-se com uma sessão de alongamentos.

Não esqueça: aproveite os dias de sol que se aproximam para praticar jogging, mas sempre pensando na sua saúde e bem-estar.


Catarina Bandeira

Título: O jogging

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 6

774 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    07-10-2014 às 05:40:47

    Acredito que cada um poderia experimentar e conhecer o jogging. É aquele meio termo entre o caminhar e o correr. Deve ser muito bom para o corpo e a mente. Vou tentar praticá-lo! Obrigada!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBruno

    13-09-2010 às 14:57:51

    Gostei muito destas esplicaçoes, fiquei interessado em executar esse tal de "jogging" , mas nao sei o fazer. O site seria otimizado se nele houvesse um artigo mostrando como relizar o exercicio

    Mas Parabens a todos que tiram 30 min por dia, que nao é muito, para a pratica de exercicios fisicos..! ;D

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLisa

    18-04-2014 às 10:46:15

    Eu também gostava de aprender mais sobre este tipo de jogging , será que poderia explicar mais ? Ou recomenda algum vídeo?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    18-04-2014 às 14:37:08

    Jogging, é uma forma de atividade física em que o ritmo e velocidade da marcha são mais rápidos que na caminhada e mais lentos que ao correr. A Rua Direita recomenda que assista este vídeo para melhor compreensão: https://www.youtube.com/watch?v=zBrAbpOt-WY

    ¬ Responder
  • helder bento "Praticante assíduo desta modalihelder bento "Praticante assíduo desta modalidade"

    11-09-2010 às 13:32:54

    o jogging é um dos tantos exercícios saudáveis principalmente para aqueles que se querem cuidar fisícamente.Os meus parabéns para todos os praticantes desta modalidade.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoToze Raimundo

    06-04-2009 às 16:24:12

    Sou professor de educação fisica e digo -lhe Sr. Gameiro que é altura de deixar-se de tantos cinismos e calçar as sapatilhas e ir fazer o jogging.

    VÁ CORRER!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFrancisco

    06-04-2009 às 10:12:36

    Sim é sabido que o jogging é o principio de todos os desportos. Seja futebol, karaté, andebol, ou boxe no inicio, em termos de aquecimento faz-se o jogging.

    Em termos de preservar uma qualidade de saúde rica todos os médicos recomendão o jogging.

    Mas meus amigos, eu não faço nem nunca o fiz.

    Correr... só de pensar já estou cansado.

    Os meus grandes parabêns para todos voçês que lêem este comentário e praticam O Jogging .

    ¬ Responder

Comentários - O jogging

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios