Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > O jogging

O jogging

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Visitas: 6
Comentários: 7
O jogging

O jogging é um exercício de resistência aeróbica que permite melhorar a condição física e obter uma maior resistência muscular e capacidade cardio-respiratória. Para além disso, é ideal para combater o excesso de peso, em complemento com um plano alimentar equilibrado e adequado à vida de cada atleta.

O Jogging tem a vantagem de poder ser feito sem necessidade de aprender técnicas ou regras, e sem necessidade de acessórios e equipamento dispendioso. Este exercício requer, todavia, vestuário confortável e sempre adequado às condições climatéricas. Uns calções e camisola ou um fato de treino com roupa interior de algodão são as indumentárias ideais.

O calçado é sem dúvida o item mais importante para um praticante de jogging. Este deverá ter um calcanhar subido para dar um bom apoio ao pé, um salto que permita amortecer o choque do pé no solo e uma sola com boa aderência. Deverá ainda ser almofadado, espaçoso, mas não largo, e em ajustado ao pé.

Praticamente todas as pessoas podem praticar jogging: crianças, adolescentes, adultos, idosos, desde que a condição física o permita. Dai ser importante iniciar esta atividade após avaliação médica, e sempre sob a sua supervisão.

O Jogging deverá ser realizado de forma regular, moderada e gradual. A realização de duas ou três sessões por semana são mais do que suficientes.

O início de cada sessão deverá começar com um aquecimento prévio de cerca de 10 minutos e só depois disso iniciar, com um ritmo lento, acelerando aos poucos, até se alcançar velocidade.

É primordial salientar que, mais importante que a velocidade é o tempo que se corre. Não se deve correr mais do que 20 minutos consecutivos por sessão, nas primeiras semanas, para gradualmente aumentar esse período para um mínimo de 30 minutos, Com o decorrer do tempo, poderá então aumentar-se gradualmente a velocidade.

A melhor maneira de verificar se o treino está a ser feito da maneira mais correta é verificando se há ou não um aumento da frequência respiratória: se a respiração for mais acentuada e a frequência cardíaca for mais elevada, a velocidade deve ser reduzida. Por outro lado, caso o exercício físico realizado não provoque uma respiração acelerada e caso a frequência cardíaca seja apenas ligeiramente superior à habitual em repouso, a velocidade deverá ser aumentada.

Depois de cada treino deverá terminar-se com uma sessão de alongamentos.

Não esqueça: aproveite os dias de sol que se aproximam para praticar jogging, mas sempre pensando na sua saúde e bem-estar.


Catarina Bandeira

Título: O jogging

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 6

774 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    07-10-2014 às 05:40:47

    Acredito que cada um poderia experimentar e conhecer o jogging. É aquele meio termo entre o caminhar e o correr. Deve ser muito bom para o corpo e a mente. Vou tentar praticá-lo! Obrigada!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBruno

    13-09-2010 às 14:57:51

    Gostei muito destas esplicaçoes, fiquei interessado em executar esse tal de "jogging" , mas nao sei o fazer. O site seria otimizado se nele houvesse um artigo mostrando como relizar o exercicio

    Mas Parabens a todos que tiram 30 min por dia, que nao é muito, para a pratica de exercicios fisicos..! ;D

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLisa

    18-04-2014 às 10:46:15

    Eu também gostava de aprender mais sobre este tipo de jogging , será que poderia explicar mais ? Ou recomenda algum vídeo?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    18-04-2014 às 14:37:08

    Jogging, é uma forma de atividade física em que o ritmo e velocidade da marcha são mais rápidos que na caminhada e mais lentos que ao correr. A Rua Direita recomenda que assista este vídeo para melhor compreensão: https://www.youtube.com/watch?v=zBrAbpOt-WY

    ¬ Responder
  • helder bento "Praticante assíduo desta modalihelder bento "Praticante assíduo desta modalidade"

    11-09-2010 às 13:32:54

    o jogging é um dos tantos exercícios saudáveis principalmente para aqueles que se querem cuidar fisícamente.Os meus parabéns para todos os praticantes desta modalidade.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoToze Raimundo

    06-04-2009 às 16:24:12

    Sou professor de educação fisica e digo -lhe Sr. Gameiro que é altura de deixar-se de tantos cinismos e calçar as sapatilhas e ir fazer o jogging.

    VÁ CORRER!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFrancisco

    06-04-2009 às 10:12:36

    Sim é sabido que o jogging é o principio de todos os desportos. Seja futebol, karaté, andebol, ou boxe no inicio, em termos de aquecimento faz-se o jogging.

    Em termos de preservar uma qualidade de saúde rica todos os médicos recomendão o jogging.

    Mas meus amigos, eu não faço nem nunca o fiz.

    Correr... só de pensar já estou cansado.

    Os meus grandes parabêns para todos voçês que lêem este comentário e praticam O Jogging .

    ¬ Responder

Comentários - O jogging

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios