Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Uma Francesinha à Moda do Porto

Uma Francesinha à Moda do Porto

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 12
Uma Francesinha à Moda do Porto

E quem não se delicia com uma grande e calórica Francesinha? Nunca provou? Então não sabe o que está a perder. Se já o fez, sabe exatamente que iguaria única estou a falar.

Uma Francesinha aquece, alimenta, cura muitos males do corpo e da alma e acima de tudo, satisfaz qualquer barriga gulosa.

As francesinhas são conhecidas por Portugal inteiro, mas é no Porto que ganha notoriedade e distinção. Mas afinal porque razão se associa a Francesinha ao Porto e não a França como o nome indica? Qual é de facto a sua história?

Bem, como em todos os casos que envolve boa gastronomia, existem várias versões, mas vamos à mais conhecida e bem fundamentada.

Em plena Guerra Peninsular, as tropas de Napoleão tinham por hábito comer sandes de pão de forma recheando-as com todo o tipo de carne, de forma a alimentarem-se de forma rápida, prática, mas que enche-se. O queijo também era típico nestas sandes que depois de prontas, se tornavam altar e difíceis de comer à dentada.

Conta a história que em França estas sandes eram costume comum na alimentação dos Franceses como lanche ou snack bem recheado. Sandes conhecidas como “croque monsieur” fazem ainda hoje parte da gastronomia Francesa.

Consta que em 1950, chega ao porto, vindo de França, um emigrante Português de nome Daniel David Silva que se empregou na baixa do Porto. No Restaurante A Regaleira, empregou-se o homem com alguns hábitos trazidos de França e claro, o gosto por estas tostas habituais em frança.

Criou-a então de forma diferente e com um extra. O molho suculento e fantástico em que podemos embeber cada fatia de Francesinha que temos de comer com talheres, pois a altura não nos permite a dentadas típicas de sandes.

As Francesinhas são ricas em tudo o que é calórico, mas muito saboroso. Linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias, bife de vaca ou porco assado e ovo estrelado, tudo entalado em pão de forma. Para terminar, coloca-se queijo derretido por cima e envolve-se num prato com molho picante e batatas fritas.

Em 2011 a Francesinha foi considerada uma das 10 melhores sandes do mundo e são conhecidas mundialmente. Turistas visitam o nosso Porto e sabem através dos livros para turistas que não comer uma Francesinha é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa.

Viver sem comer uma Francesinha é não conhecer uma das coisas mais deliciosas que se podem provar em todo o mundo.


Carla Horta

Título: Uma Francesinha à Moda do Porto

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 12

781 

Comentários - Uma Francesinha à Moda do Porto

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Desporto
Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!\"Rua
A Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual do mundo e se classifica como um dos eventos de corrida de estrada de grande prestígio. O Boston Athletic Association gera esse clássico americano, que é patrocinado pela John Hancock Financial Services.

A Maratona de Boston tem se destacado como o evento máximo dentro do esporte de corridas de estrada em virtude de sua tradição, longevidade e método de ganhar a entrada na corrida (via qualificação). Para isso, você terá aqui algumas informações sobre esse evento que atrai milhões de pessoas e que tem a participação de patrocinadores, voluntários, corredores, imprensa e muito mais!!!

Aos Participantes:
Todos os participantes receberão:
* A entrada para a festa das massas na pré-corrida e festa pós-corrida
* Programa Oficial da raça e Racers Resultados Livro
* A T-shirt de manga comprida
* Transporte para o início
* Finalizadores receberão uma medalha comemorativa.

Desde 1996, a Maratona de Boston tem utilizado um sistema de cronometragem computador. Os relógios digitais que exibem o tempo decorrido estão localizados em cada milha e com o marcador de cinco quilômetros. A distância a percorrer é de 26 milhas, com 385 metros (42,195 km).

Informações sobre o evento:
A cidade de Boston oferece uma variedade de artes de palco, com emocionantes passeios aos locais turísticos, eventos esportivos, e áreas comerciais. Para ajudar a fornecer-lhe algumas ideias para quando você estiver esse evento na cidade, por favor consulte os seguintes links:

http://www.bostonusa.com/
http://www.massvacation.com/
http://www.cityofboston.gov/

Os voluntários:
Todos e cada um dos 10 mil voluntários são de vitais importâncias para a experiência que é dada aos participantes locais e internacionais da corrida. Pode-se ver a união no trato uns com os outros com todo o respeito, compaixão e empatia. Cada um encoraja uns aos outros para alcançar seus objetivos e cumprir ao máximo do seu potencial. A comunidade que você cria dentro do rol de voluntários é algo que todo mundo merece fazer parte.

Os patrocinadores:
Desde 1986, o Boston Athletic Association usou patrocínios para ajudar a manter a Maratona de Boston como a corrida mais venerada e respeitada no mundo. Graças ao principal patrocinador John Hancock Financial - que estará comemorando seu 30 º ano em 2015 - a Maratona de Boston oferece uma premiação de $ 806.000 para o qual os atletas competem todos os anos. John Hancock também fornece recursos financeiros para supervisionar a John Hancock Elite Athlete Team, que traz muitos dos melhores corredores de todo o mundo a cada dia Hopkinton Patriots. A empresa hospeda os atletas para a semana da corrida no "John Hancock Elite Athlete Village" criado no John Hancock Conference Center.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios