Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Origem dos Pastéis de Bélem

Origem dos Pastéis de Bélem

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 4
Comentários: 4
Origem dos Pastéis de Bélem

Os famosos e tão conhecidos pastéis de Belém tiveram origem no ano mil oitocentos e trinta e sete em Belém, perto de Lisboa. Nesses tempos a deslocação entre os dois locais, eram ligados a partir de barcos a vapor.

Em Belém os monges do Mosteiro dos Jerónimos, colocaram á venda numa humilde pastelaria junto ao Mosteiro, estes pastéis com o objetivo de manter a ordem e a fim de obter algum dinheiro como forma de sustento. Sendo este espaço uma atração turística, como a Torre de Belém, era imprescindível não provar este doce conventual, da qual ficavam deslumbrados com o sabor. No momento em que se está para saborear tal paladar agradável de açúcar com ovos, coloca-se um pouco de canela e açúcar em pó na sua superfície.




Na época a receita deste doce estava no segredo dos deuses, apenas o pasteleiro do convento e os monges tinham conhecimento, fazendo um voto de silêncio e juramento acerca da receita. O fornecedor Sebastião Alfredo da Silva era quem abastecia os ingredientes para a elaboração do pastel de belém e tinha o armazém perto do mosteiro, na Rua de Belém.

Após a revolução Liberal o mosteiro foi obrigado a fechar, conta-se que o pasteleiro ou os monges venderam a receita ao empresário Domingos Rafael Alves, que levou por sua vez á fundação da Sociedade Portuguesa de Confeitaria, que ainda hoje reside entre os descendentes deste empresário.

A fábrica foi restaurada, sendo conhecida como a antiga confeitaria de Belém, que vem até aos dias de hoje a produzir os melhores pastéis a nível nacional, onde se conta com cerca de quinze mil pastéis ao dia. No seu interior estão cinco salas com azulejos com pastéis, e existe ainda um anexo nesta fábrica onde se pode encontrar a afamada Oficina do Segredo, que não sofreu obras até aos dias de hoje; no seu interior trabalham os pasteleiros que misturam os elementos necessários e nas quantidades exatas para a confeção dos pastéis, artesanalmente e á porta fechada.

Quando a receita foi transmitida aos pasteleiros, estes por sua vez foram levados a assinar um termo de responsabilidade como não divulgavam a receita e colocados sobre juramento, como em outras épocas.


Sandra Mendes

Título: Origem dos Pastéis de Bélem

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 4

702 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Delene Aparecida RodriguesDelene Aparecida Rodrigues

    23-09-2012 às 05:07:50

    Sou fascinada pelos doces portugueses, em especial os pastéis de Belém. Quando penso em Portugal, o que me vem imediatamente à cabeça é a sua culinária, que acredito ser a melhor da Europa inteira!!!

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 10:04:42

    Os monges e freiras são conhecidos pelas suas famosas receitas de doces e outras iguarias.Os famosos pastéis de Belém não fogem à regra uma vez que a sua receita era segredo dos mesmos.Além de serem famosos os pastéis de Belém são muito apreciados por gente de todo o mundo que ocorre a Belém para os apreciar.

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    17-09-2012 às 17:44:02

    Adoro doces! Então os pasteis de Belém...são fantásticos bem quentinhos e com canela e açúcar por cima.. :)

    ¬ Responder
  • Ana SebastiãoAna Sebastião

    17-09-2012 às 16:58:35

    Realmente, já fiquei com fome... São deliciosos

    ¬ Responder

Comentários - Origem dos Pastéis de Bélem

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios