Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Cuidados com a nossa saúde oral

Cuidados com a nossa saúde oral

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Cuidados com a nossa saúde oral

Desde pequenos que somos incutidos de cuidar da nossa higiene oral, uma tarefa encarada por muitos como uma tarefa muito chata. O pior é que na altura de pagar no dentista você vai pensar duas vezes em relação aos seus cuidados com os dentes.

Em bebé, só é recomendado a ingestão de leite até aos 6 meses de idade. Quando alcançar esta data, deve começar a ingerir outros alimentos, nomeadamente, os sólidos, como o pão, a massa, as frutas, os legumes e a carne. A criança deve ser habituada desde pequena a uma alimentação variada, para desenvolver o seu palato. Evitar dar à criança, doces, bolachas (pior se tiverem cremes) sumos de compra, alimentos com gordura (fast food), como as famosas batatas fritas, entre outras coisas.




Do nascimento do primeiro dente até aos 4 anos, a saúde oral deve ser manuseada através de uma escova com filamentos macios. A partir dos 4 anos, deve começar a usar pasta dentífrica. A criança deve ser supervisionada enquanto lava os dentes. À medida que a criança vai crescendo, o tamanho de pasta dentífrica na escova deve aumentar.

A partir da adolescência, é muito importante escovar os dentes diariamente e usar o fio dental. Se quer ter uns dentes bonitos, sem manchas amarelas, e uma boca saudável, sem odor, evite os doces, o café, o álcool e o tabaco. No caso de usar piercing na língua, no lábio ou na bochecha, deve ter cuidado redobrado com a higiene. De preferência, procure o dentista para um aconselhamento adequado para esse tipo de situações. Não fique na ignorância.

Em adulto, deve ter ainda práticas mais saudáveis, pois o corpo vai precisando de mais cuidados com o passar do tempo. Deve procurar um dentista com alguma regularidade (de 6 em 6 meses). Se usar dentadura, retire-a diariamente e escove-a. Se esta, por alguma razão, estiver incomodando, deve ir ao dentista. Sem desculpas!
Também durante a gravidez, o cuidado com a saúde bucal é de extrema importância. Escovar os dentes e usar fio dental é meio caminho para prevenir as cáries. Durante a gestação deve ter especial cuidado com a alimentação.


Daniela Vicente

Título: Cuidados com a nossa saúde oral

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

625 

Comentários - Cuidados com a nossa saúde oral

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios