Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Álcool – Social ou Anti-social?

Álcool – Social ou Anti-social?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 1
Álcool – Social ou Anti-social?

Embora existam diversos tipos de álcool e o mesmo possa ser utilizado para diversos fins, desde a desinfeção, passando pela limpeza e chegando à ingestão, quando nos referimos a este multifacetado artigo dos mercados nacionais e mundiais, normalmente referimo-nos à sua vertente alimentar e culinária.

Se não falarmos de saladas e outros pratos que servimos cruz, poucas são as refeições que não comportam na sua confeção um pouco de vinho ou em alternativa alguma bebida destilada como brandy por exemplo.

Para além da culinária, um bom vinho é uma companhia apreciável para desfrutar de uma saborosa refeição com a família ou os amigos. Utilizamos também vinhos de qualidades especiais como o champanhe por exemplo para festejar um aniversário, um casamento ou outro evento cuja singularidade merece um brinde. Para terminar uma refeição um digestivo ou um licor assentam na perfeição, isto para não falarmos também dos aperitivos servidos antes da refeição. Uma explanada numa tarde de verão, pode também parecer convidativa para uma cerveja fresquinha na conversa com amigos.

Enfim, as bebidas alcoólicas desempenham um papel social de bastante relevo, porém, motivadas pelas mesmas bebidas, temos observado rixas, discussões, brigas, e mesmo mortes, porque as pessoas não sabem ou não querem perceber que há um momento em que devem parar.

Hoje não é raro aparecerem crianças alcoolizadas nas escolas, e se desculpabilizávamos as sociedades antigas com o desconhecimento face aos perigos do álcool, hoje não podemos desculpabilizar o nosso povo, tão bem instruído, tão ciente de si, quando deixa crianças à sua própria mercê e aparentemente ainda incentiva o consumo destas substancias, por estas pessoas de palmo e meio, que hão de conduzir o nosso mundo no futuro!

Olhemos como o poderão conduzir! Esperamos uma sociedade prospera sem instrução? Consideramos instrução apenas aquilo que os nossos meninos aprendem nas escolas? Não estamos a permitir que as suas mentes já vão de tal forma perturbadas por consumos incertos que o seu aproveitamento escolar se torna reduzido? Será que bastam as diretivas governamentais no sentido de não permitir a venda destes produtos a crianças? Não terão as famílias de assumir o seu papel protetor? Conselheiro?

Hoje centenas de famílias destroçadas e desfeitas, são-no devido a consumos de drogas e de álcool que acaba por ser a droga do Séc- XXI. Hoje milhares de crianças maltratadas e que enveredam por caminhos tortuosos são fruto da ingestão danosa destes produtos.

Não permitamos que algo de bom possa tornar-se a destruição das nossas casas, que algo tão bom como o convívio societal possa transformar-se em algo completamente antio-social.


Ana Sebastião

Título: Álcool – Social ou Anti-social?

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

605 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    14-08-2012 às 00:54:04

    Parabéns pelo texto. Acho que tens toda a razão quando falas do Álcool como sendo anti-social. E é mesmo assim. O Álcool quando é utilizado de forma moderada não faz mal a ninguém.O problema desta sociedade é que, de moderada não tem mesmo nada.

    Cumprimentos,
    Jovita Capitão.

    ¬ Responder

Comentários - Álcool – Social ou Anti-social?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios