Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Cerveja fortalece os ossos da mulher

Cerveja fortalece os ossos da mulher

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Cerveja fortalece os ossos da mulher

Sabe-se que tudo o que envolva álcool deve ser consumido com particular moderação e bom senso, para se evitar cair em excessos. Por outro lado, os médicos recomendam a ingestão de (só) um copo de vinho tinto às refeições, como forma de prevenir eventuais doenças cardiovasculares.

Descobriu-se recentemente que um outro (e também alcoólico) néctar dos deuses, chamado cerveja, contribui, de forma considerável, para a manutenção da densidade óssea feminina, evitando, assim, a osteoporose. A conclusão surgiu no seguimento da realização de um estudo levado a cabo por cientistas espanhóis, residentes na Universidade de Extremadura e envolveu cerca de 1700 mulheres, abstémias e consumidoras regulares de cerveja.

Após os testes (através de exames às mãos, local do corpo onde a osteoporose ataca primeiramente), as diferenças evidenciaram-se: as abstémias revelaram uma menor densidade óssea comparativamente com as consumidoras regulares de cerveja. O peso, a idade e a quantidade de consumo de álcool foram fatores integrantes do estudo e determinantes na ponderação dos resultados obtidos.

Esta discrepância deve-se, aparentemente, à presença de uma hormona, o fitoestrogénio, semelhante à ação do estrogénio no organismo feminino, e que pode ser encontrada em alimentos como a cevada e a soja. O fitoestrogénio contribui, segundo se apurou, para a manutenção da densidade óssea das mulheres em idade madura, prevenindo a osteoporose, doença caracterizada pelo aumento do espaço entre os diversos compostos do osso (medula, fibras, minerais e vasos sanguíneos), ou seja, pelo aumento da porosidade («osteo» = osso e «porose» = característica do que é poroso). Este aumento da porosidade óssea conduz, invariavelmente, às fraturas dos ossos, mais frequentes e graves na idade avançada. O problema ataca principalmente as mulheres que atravessam o período da menopausa, uma vez que o estrogénio, hormona responsável pela proteção dos ossos, deixa de ser produzida nesta altura da vida, momento em que os suplementos hormonais se tornam num recurso válido.

Contudo, os cientistas alertam para o facto de que o consumo de cerveja deve ser feito de forma racional (e racionada), uma vez que não é a bebida em si que produz efeitos benéficos na saúde óssea feminina, mas sim o fitoestrogénio, hormona que, de facto, se encontra presente na cerveja. Assim, alertam contra eventuais excessos e previnem que o consumo exagerado de álcool acaba por ter um efeito oposto nos ossos, desgastando-os com maior rapidez.

Aconselha-se, portanto, comedimento e temperança. Beba cerveja, mas com moderação!


Isabel Rodrigues

Título: Cerveja fortalece os ossos da mulher

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

807 

Comentários - Cerveja fortalece os ossos da mulher

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios