Oprah Winfrey
Nascida a 29 de Janeiro de 1954 no Mississippi, De menina pobre, gorducha e rejeitada a mulher mais rica e influente do mundo, é esta a história de Oprah. Uma espécie de diva da sociedade americana, que conquistou o mundo com o seu programa “Oprah Winfrey Show”.
Oprah acredita que este sucesso se deve ao facto conseguir comunicar com as pessoas, como se estivesse a falar com amigos e por se identificar com algumas situações, assumindo isso. Cada vez mais influente, a sua rubrica Oprah Book Club, tem transformado vários livros em best-sellers.
Filha de um casal adolescente não casado. Quando nasceu, o pai estava nas Forças Armadas e a mãe abandonou-a. Passou os seis primeiros anos de vida aos cuidados da avó materna. Com 3 anos já sabia ler e tinha uma grande habilidade para recitar versos da Bíblia. Na escola era rejeitada pelos colegas, por ser obesa e por ter uma inteligência acima da média.
Com 6 anos a mãe voltou para ficar com ela. Aos 9 anos foi passar férias a casa de uma tia e acabou sendo molestada por um primo. A partir dai entrou numa vida boémia, até que aos 14 anos engravidou. Uma semana depois de dar à luz, o bebé faleceu. Revoltada, roubava em casa e foi mandada para um centro de correcção, do qual foi expulsa. Passou a viver com o pai, sob uma educação rígida.
Aos 17 anos foi visitar uma rádio local, onde a convidaram a ler qualquer coisa. Acabou por ser contratada para ler as notícias em directo. Dois anos depois, quando estava na Universidade do Tennessee, foi a primeira mulher negra a ser contratada para pivot de notícias da TV de Nashville.
Mal se formou tornou-se pivot em Baltimore e acabaram por lhe dar um talk show para apresentar de manhã cedo. Em 1984 apresentou A.M. Chicago que se veio a tornar no Oprah Winfrey Show.
Lema de Vida
Uma das máximas da sua vida é: “ Aquilo em que pensamos é aquilo em que vimos a ser. Porque se queremos que a nossa vida seja compensadora, temos de mudar a nossa maneira de ser… Toda a gente tem capacidade para reinventar e redefinir a sua vida…”.
... como uma pessoa pode ter mais poder sobre a forma como uma nação pensa, que o próprio presidente desse mesmo pais!?
Comentários ( 1 ) recentes
- Daniela Vicente
09-09-2012 às 21:51:06O talk-show de Oprah Winfrey marcou várias gerações, incluindo a minha. Lembro-me perfeitamente dos seus programas na altura do Natal: prémios incríveis param os seus espectadores. Ela e Ellen Degeneres são duas especialistas em conquistar o público pela sua personalidade e qualidade de programa. Engraçado ter abordado esta figura, pois normalmente opta-se por figuras com destaque no passado. Conseguiu captar a minha atenção e gostei do seu texto, simples, mas directo.
¬ Responder