Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá

Categoria: Biografias
Madre Teresa de Calcutá

Agnes Gonxha Bojaxhiu, nome verdadeiro de Madre Teresa de Calcutá, nasceu a 27 de Agosto de 1910 em Skopje, foi uma missionária católica albanesa, nascida na Republica da Macedónia e naturalizada indiana.

Foi beatificada pela Igreja Católica.
O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Templeton Prize, em 1973 e com o Nobel da Paz, no dia 17 de Outubro de 1979. Faleceu aos 87 anos em 1997.

Em 1931 partiu para a Índia, para Darjeeling, onde fez formação religiosa no colégio das Irmãs de Loreto. A 24 de Maio de 1931 tomou o nome de “Teresa” enveredando pela via religiosa e emitiu os votos temporários de pobreza, castidade e obediência. Adoptou o nome Teresa em honra de uma missionária francesa, Teresa de Lisieux, padroeira das missionárias.

De Darjeeling foi para Calcutá, onde durante os anos 30 e 40 deu aulas de geografia no colégio bengalês de Sta Mary.
Saiu do colégio e tirou um curso básico de enfermagem que viria a ser um pilar muito importante na sua tarefa pelo mundo.

Em 1948, criou as Missionárias da Caridade, uma congregação de caridade, depois de dois anos de insistência junto do Papa Pio XII. Esta Ordem cujo objectivo era ensinar as crianças pobres a ler, tinha como cores o branco por significar a pureza e o azul por ser a cor da Virgem Maria. Por princípio, adoptou o abandono de todos os bens materiais.

A 21 de Dezembro de 1948, passou a ter nacionalidade indiana. Dois anos depois, começou a empenhar-se no auxílio de doentes com lepra. Em 1965, o Papa Paulo VI colocou sob controlo do papado a sua congregação, passando a ter autorização para a expansão a outros países.

Tratado como um funeral de Estado, vários foram os representantes do mundo que quiseram estar presentes para prestar a sua homenagem. As televisões do mundo inteiro transmitiram ao vivo durante uma semana, os milhões que queriam vê-la no estádio Netaji. No dia 19 de Outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa.

Um de seus pensamentos mais marcantes foi: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”.


Bruno Jorge

Título: Madre Teresa de Calcutá

Autor: Bruno Jorge (todos os textos)

Visitas: 0

627 

Comentários - Madre Teresa de Calcutá

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios