Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Como Surgiu As Primeiras Viagens No Mundo

Como Surgiu As Primeiras Viagens No Mundo

Categoria: Viagens
Visitas: 12
Como Surgiu As Primeiras Viagens No Mundo

O panorama de viagens não é a mesma de hoje. Viajar era algo que poucos faziam, na verdade, apenas um grupo elite é que tinham o prazer de viajar. Não porque era escasso, mas somente os barões tinham acesso, isso era muito restrito e caro. As pessoas se locomoviam muito a pé, e nunca a lazer, sendo dessa forma o único meio de transporte.

Durante a Revolução Industrial muitas mudanças passaram a ocorrer nesse tempo. E uma delas, é a questão das viagens, do turismo. Pode-se dizer que graças a Revolução Industrial, o turismo se abriu oportunizando as pessoas de todas as classes o acesso facilitado em viajar. Isso, de fato, foi um avanço histórico e memorável.

Sabe-se que as formas rudimentares de organização do turismo surgiram na Europa, com o advento da Revolução Industrial. Foi a partir deste acontecimento que a sociedade europeia do século XVII começou a sua organização social e tecnológica sobre a divisão do trabalho.

Os operários trabalhavam para sair da dificultosa situação social enfrentada no campo, e os burgueses se apoderavam dos meios de produção para aumentar suas riquezas. Dessa forma, o primeiro grupo social tinha no trabalho o sustento do dia a dia e a “esperança” de uma vida melhor, e o segundo tinha na liderança das indústrias o subsídio para garantir as melhores posições sociais.

Trabalhavam aproximadamente 16 horas que eram longas, intermináveis e cansativas. O ambiente era muito desfavorável, com pouca iluminação, com perigos insalubres, alta temperatura, com uma alimentação precária, então, os operários se dirigiam aos “bares” próximos das indústrias para terem o seu “happy hour”. Que consistia em muita algazarra, muita bebida tipo vodca e uísque onde eles mesmos provocaram a raiva de membros da alta sociedade. Então, foi decretado uma lei para que esse happy hour fosse fechado e realmente fechou.

Os operários não ficaram satisfeitos com essa atitude e então se dirigiam a locais próximos dos centros urbanos para cultivarem seus encontros. Mediante isso, os burgueses não satisfeitos com a possibilidade de perder o controle sobre os seus funcionários, ofereciam-lhes viagens de incentivo. Foi nesse contexto que as viagens começaram a dar seus primeiros passos.

Mas, há também outro panorama para as primeiras viagens no mundo. Outros movimentos de organização de viagens eram pulverizados pela Europa, como as excursões de Thomas Cook, que oficialmente ofertou a primeira viagem organizada, ou seja, em grupos.


Kizua Urias

Título: Como Surgiu As Primeiras Viagens No Mundo

Autor: Kizua Urias (todos os textos)

Visitas: 12

457 

Comentários - Como Surgiu As Primeiras Viagens No Mundo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios