Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Inimigos da coluna saudável

Inimigos da coluna saudável

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Inimigos da coluna saudável

O corpo humano é sustentado pela coluna vertebral, sendo ela a responsável por agüentar todo o esforço sofrido por ele. Há diversos casos que questões genéticas influenciam nas causas das dores sentidas na região das costas. Porém, algumas boas práticas também podem combater esse mal que boa parte da população possui. Confira algumas informações e cuida de sua coluna!

Mochila – Esse material muito utilizado por todas as pessoas é um vilão para a coluna. Alças inadequadas ou frouxas e peso em excesso pode gerar lesões graves na região das costas, como estiramentos e prejuízo na postura em longo prazo. O peso da mochila nunca deve ultrapassar 10% do peso da pessoa que a está carregando, mantendo-a junto do corpo.

Sapato – Os calçados também prejudicam as costas, sendo de saltos altos ou muitos baixos. O ideal é tamanho médio que mantenha o pé firme dentro dele.

Genética – Complicações como hérnia de disco e degeneração da coluna, em 70% dos casos podem ser causadas por genética.

Obesidade – Segundo especialistas, cerca de 2 quilos a mais do que o peso normal de uma pessoa significa 50% a mais de chances em ter problemas nas costas.

Sedentarismo – Os exercícios físicos, além de ajudarem no bom funcionamento das funções do organismo, são importantes também para fortalecer a musculatura e, principalmente a coluna. Para pessoas que trabalham muito tempo sentados, alongamento em períodos de tempo é extremamente importante.

Idade – Com o envelhecimento de todas as pessoas, as articulações se desgastam, em outras mais e em outras menos. Isso é conhecido por artrose. Essa doença atrapalha muito a movimentação da coluna, além de causar fortes dores nas costas.

Comprimento desigual das pernas – É muito difícil encontrar uma pessoa que possua as duas pernas do mesmo comprimento, pois sempre há diferenças entre o lado esquerdo e direito do corpo. Porém, em casos que essa diferença excede 30 milímetros, problemas podem ser ocasionados na coluna, pois o corpo tentará igualar essa diferença inclinando-se para o lado menor. Para ajudar nisso, é necessário à utilização de uma palmilha especial. Antes de recorrer a isso, consulte um ortopedista.

Exercício mal executado – Da mesma forma que o sedentarismo prejudica a coluna, a realização das atividades físicas de maneira incorreta pode gerar problemas. Antes de iniciar a prática de qualquer exercício, consulte a ajuda de um profissional.

Gravidez – Além do peso da barriga devido à gestação, causas hormonais também podem resultar em dores nas costas. Realize exercícios leves para amenizar esses sintomas.

Estresse – Comum à maioria da população, ele faz com que os músculos do corpo se contraiam, inclusive o da coluna, apertando os discos e ocasionando em dores e desconforto nas costas. Para evitar isso, procure fazer alongamentos e sessões de relaxamentos durante o dia e expediente de trabalho. Sempre que estiver em uma postura incorreta e notar, a corija. É sempre recomendado procurar o conselho de um profissional para instruí-lo corretamente.


Lucas Souza

Título: Inimigos da coluna saudável

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 12:23:33

    Gostei do texto. Sou fã dos artigos publicados pelos autores do ruadireta.com devido à variedade de temas que posso encontrar, além de que a maioria deles são muito ricos em conteúdo, como este! Parabéns autor pela sua dedicação, saiba que as dicas que encontrei aqui poderão me ajudar muito a encarar tanto os pequenos quanto os grandes fatos do dia a dia. Espero por novidades, pois sempre estou à procura de novos conhecimentos. Boa escrita!

    ¬ Responder

Comentários - Inimigos da coluna saudável

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios