Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Guias religiosos judaicos

Guias religiosos judaicos

Categoria: Outros
Visitas: 1
Guias religiosos judaicos

O rabino é talvez o mais conhecido dos guias religiosos do Judaísmo. Em hebraico, é conhecido como rav, e representa o líder religioso da comunidade. Detém um conhecimento profundo da Tora, do Talmud e dos Códigos da Lei. A fé e a devoção pessoais constituem a base da sua autoridade e da aceitação por parte da comunidade, sendo o seu exemplo de vida o testemunho mais eficaz. O papel do rabino não se limita a servir a sinagoga, devendo prestar igualmente serviço à comunidade. A Tora confere-lhe legitimidade para analisar, orientar e decidir acerca de questões religiosas que lhe sejam trazidas. Da sua própria lealdade à lei depende a fidelidade das directrizes que aponta como soluções nos diversos casos, sendo o compromisso com os seus princípios intrínsecos fundamental.

O cantor, ou chazan em hebraico, funciona como emissário da congregação (sheliach tzibur), sendo o responsável pela sua condução e representação diante do Todo-poderoso aquando da prece. O chazan pode, eventualmente, e de acordo com as necessidades da comunidade, participar em deveres e responsabilidades de outras áreas de trabalho da sinagoga e da educação religiosa, se possuir as devidas qualificações. Por outro lado, na ausência do cantor, é possível delegar num devoto qualificado as funções de sheliach tzibur.

Há alguns requisitos que devem reger a escolha do cantor. Antes de mais, ele deve compreender o que está a recitar, o que inclui o significado das preces em hebraico, e fé para transmitir sinceridade na recitação. Não pode ser uma pessoa com vaidade e sem interesse, mas sim um indivíduo com capacidade para discutir e participar de maneira inteligente nos assuntos da comunidade. A voz e o treino musical são, naturalmente, elementos preciosos para o exercício desta função, podendo, em situações específicas, ser preteridos em favor de outros tidos como mais importantes.

O zelador (shamash) é um funcionário religioso com diversas incumbências na sinagoga: supervisão dos serviços diários, cuidado e manutenção dos objectos destinados aos rituais (livros de orações, …), prestação de auxílio ao rabino a vários níveis, enfim, é o que se poderia apelidar de «pau para toda a colher». A variedade das tarefas do shamash dependem, em grande medida, do seu grau de educação e estudos judaicos. Não há exigências religiosas formais, mas é compreensível que quanto mais elevada for a graduação, melhor será a sua prestação no cargo.

O gabai é, na prática, o líder, leigo, de uma comunidade religiosa. Coadjuvado pela Junta de Directores e pelo rabino, a responsabilidade primária do gabai diz respeito à manutenção financeira da sinagoga e à gestão de assuntos de carácter geral relativos à congregação.


Maria Bijóias

Título: Guias religiosos judaicos

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 1

704 

Imagem por: Or Hiltch

Comentários - Guias religiosos judaicos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Imagem por: Or Hiltch

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios