Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O dia dos Mortos

O dia dos Mortos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
O dia dos Mortos

O culto ao dia dos mortos é um festa celebrada no México, um país onde alegria e religiosidade se misturam. É a maior manifestação festiva dos mexicanos. É um ritual declarado como patrimônio histórico da humanidade pela Unesco e celebra a vida e a morte durante três dias consecutivos. Em algumas comunidades dos Estados Unidos onde há um grande número de mexicanos também se celebra o dia dos mortos.

Ocorre no dia 1º de novembro e envolve principalmente a gastronomia, além do artesanato voltado para temas fúnebres. Apesar do clima de luto todos se divertem de várias maneiras. O povo costuma fazer versos ridicularizando personagens da política, das artes e das ciências, onde a morte dialoga com personagens vivos. São as chamadas calaveritas. É uma festa de manifesstações culturais e folclóricas. Existem também manifestações de arte, como jogos e brinquedos funerários.




Os mexicanos costumam preparar altares com oferendas como imagens religiosas, objetos queridos da pessoa morta, comidas de diversos tipos, bebidas como mezcal e tequila, doces, frutas, velas e incensos. Acreditam assim que irão agradar ao morto que volta à casa neste dia.

A gastronomia é um caso á parte; os pratos são especialmente feitos para essa festa; temos como demonstração as caveirinhas de açúcar e o pão de morto, que assume diferentes formas, como figuras redondas ou formas de crânio. Costumam também preparar os pratos que eram os preferidos de seus entes queridos.

A origem dessa festa remonta a um passado distante. Na cultura mesoamericana no México antigo a morte era tida como um processo de passagem da vida para outra dimensão. Tinha, portanto, uma grande importância nas cerimônias religiosas desses povos.

Essas cerimônias se originaram a 3000 anos antes de Cristo. Era comum nos rituais religiosos exibir crânios como troféus e como símbolo de renascimento.
Os indígenas faziam homenagens aos mortos durante todo o mês de agosto, que era o nono mês do calendário solar asteca. Isso ocorria antes da chegada dos colonizadores espanhóis. Estes tentaram convencer os indígenas ao catolicismo; mudaram a data da comemoração para 1º de novembro, onde se comemora também o dia de todos os Santos.

Nos dias atuais, a festa exibe uma mescla de manifestações de várias culturas, de vários povos, que não só a cultura mesoamericana, como era originalmente, a exemplo vestígios de festas como a do Dia das Bruxas. Originalidade à parte, constitui uma maravilha de manifestação popular.


Delene Aparecida Rodrigues

Título: O dia dos Mortos

Autor: Delene Aparecida Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

665 

Comentários - O dia dos Mortos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios