Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > O Canto da Missão

O Canto da Missão

Categoria: Literatura
O Canto da Missão

«O Canto da Missão» é um thriller de John Le Carré, publicado em 2007 pelas edições Dom Quixote, em cujas 392 páginas encontramos uma história de amor que é, simultaneamente, uma alegoria cómica da actualidade. Trata-se de uma viagem com origem nas trevas da hipocrisia ocidental e destino na luz.

Bruno Salvador, mais conhecido por Salvo, é o protagonista desta narrativa. Encarna o filho acidental de um missionário católico irlandês e de uma congolesa. A mãe de Bruno foi uma das inúmeras vítimas da corriqueira violência no Congo e o pai, homem bem intencionado que não resistiu à paixão por esta nativa, não se poupou a esforços para que o filho tivesse, mesmo após a sua morte, uma educação ao mais alto nível. Assim, Bruno começa por ser educado na escola da missão em Kivu, província onde trabalhava o padre Michael, seu pai, sendo depois levado para Inglaterra.

Em Londres, onde passa a residir, é tradutor e intérprete profissional de uma vasta panóplia de línguas africanas minoritárias e não minoritárias (o xi, o suaíli, o ruanda-queniano, o ruanda-ugandês, etc.) e a sua competência profissional é amplamente reconhecida, coadjuvada por uma conduta incensurável e por uma imperturbável candura.

Este órfão aprendeu, tanto no Congo como em Inglaterra, a aproveitar da vida o que ela lhe oferecia, não perdendo tempo nem desperdiçando capacidades com questões existenciais. Na verdade, ele é o bastardo desenraizado de umas raízes que, na prática, nunca teve. Ainda assim, tem a dita de se integrar na perfeição em cada espaço que frequenta e de aí exibir cortesia, independência, vaidade, encanto e bondade.

Casado com uma jornalista de ascendência aristocrata, que apenas pretendia arreliar a família com aquela relação, acaba por se apaixonar por uma enfermeira congolesa e é contratado como tradutor/intérprete para prestar assistência numa estranha cimeira com empresários ocidentais e senhores da guerra, destinada a decidir o futuro do Congo. Os conteúdos que Salvo tem de traduzir são de tal maneira inopinados e chocantes que a sua alma acorda a consciência africana adormecida.

A duplicidade e a hipocrisia cómica são uma constante em «O Canto da Missão». O conceito de “gentleman”, por exemplo, é ridicularizado, enquanto que ao de “nonsense” é atribuído total sentido, como referência ao absurdo. De facto, ante o desfile de ex-colonizadores e ex-colonizados, “respeitáveis” homens de negócios e fazedores da guerra, curandeiros, generais e legisladores, chefes de tribo, europeus, americanos, africanos e asiáticos (se calhar, ninguém se lembrou de avisar os australianos…), todos única e exclusivamente atrás do ouro, dos diamantes, do petróleo e dos metais preciosos que o solo africano é generoso em dar, só mesmo a habilidade da linguagem e muito humor para manter algum equilíbrio e o mínimo de esperança…


Maria Bijóias

Título: O Canto da Missão

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

607 

Imagem por: Dimitry B

Comentários - O Canto da Missão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: Dimitry B

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios