Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Nuvens

Nuvens

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Nuvens

Um certo casal olhava em busca de nuvens, mas o que podia se ver apenas era um céu brilhante de madrugada, mas eles não desistiam. Procurava por uma semelhança algo de estilo nuvem, a curiosidade os dominava. Pensando que se calhara razão porque não as viam podia ser por estarem cá em baixo. Decidiram então subir um pouco o terreno, procurar por um sítio alto e achar a sua obsessão.
Uma hora depois tinham se exaustados, a mulher tinha-se encostado ao peito do homem, para poder descansar, e começou a descansar neste, ele olhou sublimem-te para sua mulher, via que dormia tão tranquilamente, ele encostou-se ao chão, e olhou para o céu, em busca de algo, uma nuvem, tinha visto um avião, mas mais nada para além disso. Não conseguia achar uma nuvem para a sua mulher. Decidiu dormir então, encostado a ela sentindo os seus belos cabelos.
Ela acordou pouco tempo depois, sentia o braço do seu homem em volta dela, para a proteger, e talvez por a desejar estar ao seu lado. Ela virou a sua cabeça para o céu para encontrar alguma coisa, mas mais nada via, céu limpo e nítido. Enxergando cada vez mais, o céu ficava indiferente, por entre o esforço dela. O sol brilhava um pouco mais, ela virou-se para o seu homem “temos que ir em frente”, “não podemos ficar aqui” ele tinha aberto os olhos para perguntar. “Sabes que temos que as encontrar”, “talvez não seja necessário, talvez seja preciso estar aqui, sentir o calor um do outro”, “mas nós podemos sentir isso, amar isso em qualquer lugar, mas estamos aqui por uma razão diferente”.
Eles ajudaram-se a levantar um ao outro, o certo era que ficaram um pouco de tempo do chão, e o tempo estava a esfriar, eles estavam agarrados um ao outro, para sentir o calor de um e do outro. Continuaram a procurar, vigiando o céu que continuava indiferente pelo ato deles, não havia obstáculo que os impedissem. Sentindo que algo de precipitoso e perigoso aparecesse o casal viu um leão das montanhas, felpudo e maciço o leão dava ar de fome, lambia os beiços. O homem tentou dizer à esposa para fugir mas ela não queria “as nuvens são mais importantes”, o leão aproximava-se muito lentamente, sem dúvida para comer alguma coisa hoje, o homem foi contra ele e a esposa fugiu a chorar. Depois duma hora inteira a correr ficou duma floresta não muito longe, ela ficou do chão, enrolando-se em posição de feto, olho para o céu quase a escurecer e viu uma passagem de um conjunto visível de partículas diminutas de gelo… Ela sorriu, pela última vez, derramou a sua ultima lagrima, apenas queria estar dos seus pensamentos, o precipitar, algo forte se aproximava. Queria olhar para… o seu homem uma última vez. Ele estava ferido mas não era nada de grave. Abraçaram-se e viram o céu, estava maravilhoso.

Manuel Velez

Título: Nuvens

Autor: Manuel Velez (todos os textos)

Visitas: 0

601 

Comentários - Nuvens

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios