Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > De bicicleta e com precaução

De bicicleta e com precaução

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Comentários: 1
De bicicleta e com precaução

A chuva, não dependendo da vontade de ninguém, é muito apreciada por umas pessoas (sobretudo quem não é obrigado a andar debaixo dela) e abominada por outras. Seja como for, há situações que ela não dá jeito nenhum e em que pode mesmo revelar-se perigosa. Circular na via pública é uma delas, nomeadamente de bicicleta.

Com o piso molhado, o perigo de queda, derrapagem e outros contratempos aumenta. Alguns pavimentos tornam-se especialmente escorregadios quando estão molhados, como é o caso dos paralelos, dos carris (de elétrico e comboio), de superfícies metálicas e certas tintas utilizadas na sinalização. Do mesmo modo, é preciso ter cuidado com possíveis lençóis de água e bermas para onde a chuva tenha atirado lixos diversos e se depositam substâncias oleaginosas.

Há quem goste bastante de andar de bicicleta quando está a cair aquela chuvinha miúda (que se costuma apelidar de “molha tolos”, mas que, na realidade molha quem quer que ande na rua, pelo que, afinal, os tolos talvez sejam mais do que se suspeitaria…), pedalando ao sabor de uma liberdade única, principalmente se também se fizer sentir um ventinho, que refresca e vai secando as pingas depositadas na roupa. Em acréscimo, a chuva fraca pode ser mote para exibir umas “avarias” à maneira em cima das duas rodas. Se estiver a chover mais, o melhor é tentar abreviar os brios e a viagem, porque ensopado é um prato que até se come quente!

Não obstante, e ainda que se ande mais com o piso molhado do que propriamente debaixo de chuva, há alterações na condução que essa circunstância exige. Por exemplo, recorrer ao travão da frente nas curvas, com o chão encharcado, não é boa ideia: faz derrapar. É preferível utilizar o de trás. Independentemente, a bicicleta irá travar sempre menos. Os guarda-lamas são importantes, na medida em que conferem maior conforto, por evitarem sujar a roupa com lama e salpicos. Quando se estaciona o velocípede, o ideal será proteger o selim com algo impermeável, para que, no regresso, não experimente uma sensação semelhante à de incontinência urinária.

No que se refere a vestuário, a impermeabilidade é uma imposição para quem pretenda manter-se seco. Neste âmbito, existe uma vasta panóplia de alternativas que contentam as diversas tendências estéticas. O tronco, os braços e as coxas são as áreas corporais mais expostas à chuva, devendo ser as mais protegidas. É aconselhável que os sapatos sejam, igualmente, impermeáveis ou encontrar-se tapados com capas apropriadas. Alguns ciclistas optam por cobri-los com sacos de plástico, mas há que atentar à possível diminuição da aderência aos pedais!

Andar de bicicleta à chuva vestindo um oleado aumenta, inevitavelmente, a retenção do calor corporal. Um ritmo mais moderado evita, por um lado, a transpiração e, por outro, situações de risco.

Ter o guarda-chuva aberto enquanto se pedala não é muito prático, e no Japão dá direito a multa. A atenção e a concentração são as palavras de ordem. O resto é desporto e aventura. E você, tem ou não pedalada?


Maria Bijóias

Título: De bicicleta e com precaução

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

628 

Imagem por: One-Fat-Man

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    01-07-2014 às 23:41:51

    Fizeste-me lembrar de meus momentos de criancice ao andar de bicicleta pelo meu bairro. Realmente, devemos ter precaução e cuidado. Tive um pequeno acidente, mas que não foi grave e a partir disso, tomei mais cuidado ainda!

    ¬ Responder

Comentários - De bicicleta e com precaução

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: One-Fat-Man

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios