Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Prepare um Picante Caril de Legumes

Prepare um Picante Caril de Legumes

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 18
Prepare um Picante Caril de Legumes

O caril é a especiaria mais icónica da cozinha indiana, sendo integrado em centenas de pratos e servindo de inspiração a cozinheiros amadores e profissionais de todo o mundo. Uma vez que a arte culinária indiana é também famosa por ter desenvolvido e aperfeiçoado, ao longo dos séculos, a maior e mais complexa cozinha vegetariana do mundo, esta receita conjuga duas características fortes da culinária deste país: a paixão pelo caril e a preferência pelos vegetais.

Esta receita de caril propõe-se como um prato principal, indicado para os apreciadores de sabores e aromas fortes, bem como amantes de combinações improváveis. Para 4 pessoas, recomendam-se as seguintes quantidades: 5 cenouras, duas endívias, dois pepinos, 1 pé de brócolos, oito batatas-doces, 200g de tomate maduro, metade de uma lima, duas cebolas pequenas, três colheres de sopa de iogurte branco de soja, três colheres de sopa de óleo, uma chávena de chá de coco ralado, um pau de canela, uma colher de chá de soja, sal e pimenta q.b. e 4 colheres de chá de caril.

O caril, de fácil preparação, confeciona-se da seguinte forma: Salteie o coco ralado numa frigideira anti-aderente durante cerca de cinco minutos, juntamente com uma colher de óleo e o pau de canela, que lhe atribuirá um sabor extra. Retire de seguida o pau de canela e coloque o coco no processador de comida, acrescentando o caril e uma cebola cortada grosseiramente em rodelas. Junte meio copo de água e umas gotas de limão e deixe triturar durante cerca de um minuto, até que a consistência seja pastosa.

Numa frigideira, frite uma cebola picada com óleo, acrescentando depois os tomates pelados, descaroçados e esmagados e a pasta que preparou no processador. Tempere com sal e vá regando com água, enquanto deixa cozinhar durante cerca de 20minutos. Reserve.

Coza a vapor as cenouras e as batatas, e quando estiverem prontas corte-as em pequenos cubos, juntamente com as endívias e os pepinos lavados. Junte ao preparado anterior, adicione o iogurte, o sumo de meia lima e a colher de soja, que unirá todo o prato. Pronto que está o caril, resta-lhe saborear este picante prato exótico.


Sofia Nunes

Título: Prepare um Picante Caril de Legumes

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 18

691 

Comentários - Prepare um Picante Caril de Legumes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios