Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Ferramentas > Berbequins – uma grande ajuda em bricolage

Berbequins – uma grande ajuda em bricolage

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Ferramentas
Visitas: 6
Berbequins – uma grande ajuda em bricolage

O berbequim é uma ferramenta utilizada para perfuração de materiais tão diversos como a madeira, tijolo e mesmo pedra. Naturalmente que, tanto em bricolage como noutras atividades, a escolha das brocas a empregar tem de ser adequada ao material que vai ser trabalhado.

Para furar madeira de um lado ao outro sem lascas, por exemplo, há que empurrar a broca até começar a vê-la na face inversa e só a partir daí fazer o furo final. Já o metal requer a marcação do furo com um punção, para evitar que a broca derrape. Nos ladrilhos usa-se uma broca específica e inicia-se o processo com uma rotação bastante baixa, aumentando gradualmente a velocidade e não fazendo uso da percussão. No que respeita aos azulejos, a ponta do berbequim tem tendência a deslizar, não permitindo furar no sítio que se pretende. Aplicar fita adesiva nesse local facilita sobremaneira esta tarefa.

Embora os berbequins mais pesados executem os furos de forma mais satisfatória, os aparelhos leves são mais práticos para agarrar. Existem, contudo, diferentes tipos de berbequins, destinados às mais variadas funções. Se o objetivo for laborar em lugares sem rede elétrica, o ideal é um berbequim sem fios. Se, pelo contrário, houver possibilidade de dispor de corrente e se pretender efetuar trabalhos em pedra, metal, madeira e betão, assim como aparafusar e desaparafusar, os berbequins com fios constituem a opção mais correta. Não obstante o progresso dos berbequins sem fios, os outros patenteiam ainda uma qualidade francamente superior a perfurar.

Quando se tem de fazer um furo de grande diâmetro numa superfície rígida, aconselha-se a que se tome a empreitada em duas etapas. Primeiro, faz-se um furo pequeno, com a profundidade desejada, e só posteriormente se executa o diâmetro final. Há berbequins que possuem um aplique para que não se exceda a profundidade desejada. Todavia, ainda que o berbequim não seja dotado desta valência, é sempre possível usar fita adesiva na broca, o que favorecerá a visualização da profundidade a furar.

Em alguns casos, os aparelhos dispõem de um segundo punho regulável e um dispositivo que possibilita o controlo da profundidade do furo. Oferecem, em acréscimo, um comutador de velocidade, assaz vantajoso, uma vez que não se podem furar todos os materiais à velocidade máxima (caso da madeira rija e do metal).

É absolutamente recomendável envergar luvas e óculos de proteção aquando da utilização do berbequim, após a qual se deve deixar arrefecer a broca, desligando o berbequim antes de substituir a broca ou proceder a qualquer outra intervenção.

Limpar regularmente, com ar comprimido, todos os orifícios de ventilação do aparelho, assim como o mandril, é de extrema importância. De ressalvar que, antes de iniciar qualquer operação, é fundamental desligar a alimentação elétrica do berbequim!


Maria Bijóias

Título: Berbequins – uma grande ajuda em bricolage

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

775 

Imagem por: Mark Heard

Comentários - Berbequins – uma grande ajuda em bricolage

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Mark Heard

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios