Como lavar manchas das paredes
Estes e outros episódios podem dar involuntáriamente origem a manchas se não forem logo removidas.
As festas de aniversário, de Natal ou outras também são susceptíveis de causar alguns pequenos acidentes domésticos ou salpicar as paredes próximas da mesa, com champagne, vinho ou massa de bolos.
Em suma, o entusiasmo e as brincadeiras podem levar a estes episódios de sujar carpetes ou paredes.
Relativamente à limpeza e remoção das manchas, o ideal é atuar desde logo, a fim de as remover.
O processo de limpeza depende do tipo de parede que seja atingida, pois pode ser de azulejo, tinta acrílica ou cal.
O mais usual, quando uma parede está manchada é tentar limpar a mesma com uma esponja macia, do tipo da verde e amarela ou um pano macio, que se envolve com água tépida e um detergente à base de amoníaco. Pode usar-se também uma mistura de água com dez por cento de amoníaco, esfregando suavemente a mancha com um pano.
Não se devem lavar as paredes, habitualmente com detergentes alcalinos, porque podem cntribuír para as manchas. Os melhores são os neutros, sem substâncias intoxicantes e abrasivos.
Eventualmente pode usar-se o detergente Sonasol ou o Cif, com um pano ou esponja sem pêlos, limpando de leve.
A esponja tem uma parte verde que às vezes remove a sugidade mais entranhada nas paredes de azulejo ou outra. Mas o melhor é experimentar primeiro num bocadinho, e ver o efeito.
Há limpadores multuiusos que retiram qualquer mancha das paredes, sendo mais indicados para as paredes laváveis.
Estes servem muito bem para manchas de gordura ou café ou ainda humidade das paredes. Se estas estiverem muito expostas ao sol, ficam também manchads, devendo ser passadas com um pano e detergente.
Há quem goste de lavar as paredes com álcool e acetona, por estes removerem bem as manchas.
A maior parte das manchas das paredes são fáceis de remover e limpar, bastando apenas, o pano húmido, detergente neutro ou á base de amoníaco ou limão e água tépida.
No caso das paredes das cozinhas, aplica-se muito o limão e o vinagre, revelando-se este excelente para as gorduras das paredes e fogão.
Quando as manchas são causadas por tintas, lápis, canetas ou ténis, melhor é pintar as paredes de novo, pois quase sempre deixam uns resíduos.
Comentários ( 2 ) recentes
- Sophia
05-06-2014 às 17:29:39Muito bom! O vinagre e também o bicarbonato de sódio são excelentes para retirarem essas manchas das paredes.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Teresa Maria Batista Gil
30-07-2012 às 17:04:55Habitualmente lavo as paredes da cozinha com uma esponja amarela e verde e um detergente de limão. Depois basta passar um pano macio e seco para ficarem a brilhar. Para as gorduras mais difíceis uso um detergente tira-gorduras normal ou passo um pano embebido em vinagre. Este é muito bom para absorver as gorduras das paredes perto do fogão e do lava-loiça.Se eventualmente as paredes ficarem manchadas devido a humidade ou nódoas ou salpico de comidas, o melhor é fazer uma mistura de bicabornato e água e passá-las com o pano húmido embebido dessa mistura.As nódoas são fácilmente removidas desde que não estejam muito entranhadas nas paredes. Por isso devem ser limpas com frequência com um pano macio, e uma mistura de água com detergente sonasol ou de limão.A maior parte das paredes podem ser lavadas fácilmente, com água morna e detergente normal. Para as zonas mais difíceis basta esfregar com a esponja verde e depois com outra ,macia ou com um pano sem pêlos.O uso de álcool para remover nódoas sempre foi utilizado pelas donas de casa. Contudo pode também usar-se sumo de limão, vinagre e detergente da loiça ou um tira nódoas.Atualmente os detergentes são bastante eficazes na remoção das manchas e gorduras das paredes, sejam de azulejo ou tinta plástica. Para uma maior eficácia devem ser misturados em água morna.A água tépida ajuda muito a remover as manchas das paredes, assim como uma esponja especial. Com efeito há esponjas e panos apropriados para a remoçao das gorduras, em tintas, azulejo ou cal.Se as manchas forem mais difíceis de remover ou em grande quantidade o melhor é pintar a parede de novo para não ficar manchada e estragar o ambiente. Os riscos de caneta são ás vezes difíceis de remover.Apesar de água quente, limão e sabão lavarem quase tudo, inclusive as paredes manchadas e gordurosas há quem prefira lavar com outros químicos, que ás vezes são tóxicos e desacoselháveis em casa.Há quem use acetona para tirar riscos de tinta, ou misture lexívia a detergente. contudo não dse deve abusar da lexívia, apenas algumas gotas.
¬ Responder