Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Como lavar manchas das paredes

Como lavar manchas das paredes

Visitas: 66
Comentários: 2
Como lavar manchas das paredes

Ter uma casa bonita e com as paredes pintadas de branco ou às cores é algo que contribui para o bem-estar pessoal e da saúde dos seus moradores. Contudo, às vezes, as paredes são manchadas com gordura, café,humidade ou com riscos dos ténis das crianças ou jovens, que gostam de esticar as pernas no sofá ou na cama do quarto.

Estes e outros episódios podem dar involuntáriamente origem a manchas se não forem logo removidas.

As festas de aniversário, de Natal ou outras também são susceptíveis de causar alguns pequenos acidentes domésticos ou salpicar as paredes próximas da mesa, com champagne, vinho ou massa de bolos.

Em suma, o entusiasmo e as brincadeiras podem levar a estes episódios de sujar carpetes ou paredes.

Relativamente à limpeza e remoção das manchas, o ideal é atuar desde logo, a fim de as remover.

O processo de limpeza depende do tipo de parede que seja atingida, pois pode ser de azulejo, tinta acrílica ou cal.

O mais usual, quando uma parede está manchada é tentar limpar a mesma com uma esponja macia, do tipo da verde e amarela ou um pano macio, que se envolve com água tépida e um detergente à base de amoníaco. Pode usar-se também uma mistura de água com dez por cento de amoníaco, esfregando suavemente a mancha com um pano.
Não se devem lavar as paredes, habitualmente com detergentes alcalinos, porque podem cntribuír para as manchas. Os melhores são os neutros, sem substâncias intoxicantes e abrasivos.

Eventualmente pode usar-se o detergente Sonasol ou o Cif, com um pano ou esponja sem pêlos, limpando de leve.

A esponja tem uma parte verde que às vezes remove a sugidade mais entranhada nas paredes de azulejo ou outra. Mas o melhor é experimentar primeiro num bocadinho, e ver o efeito.

Há limpadores multuiusos que retiram qualquer mancha das paredes, sendo mais indicados para as paredes laváveis.

Estes servem muito bem para manchas de gordura ou café ou ainda humidade das paredes. Se estas estiverem muito expostas ao sol, ficam também manchads, devendo ser passadas com um pano e detergente.

Há quem goste de lavar as paredes com álcool e acetona, por estes removerem bem as manchas.

A maior parte das manchas das paredes são fáceis de remover e limpar, bastando apenas, o pano húmido, detergente neutro ou á base de amoníaco ou limão e água tépida.

No caso das paredes das cozinhas, aplica-se muito o limão e o vinagre, revelando-se este excelente para as gorduras das paredes e fogão.

Os detergentes tira gorduras podem também envolver-se num pano molhado, fazendo um efeito eficaz nas manchas mais gordurosas.

Quando as manchas são causadas por tintas, lápis, canetas ou ténis, melhor é pintar as paredes de novo, pois quase sempre deixam uns resíduos.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como lavar manchas das paredes

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 66

773 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-06-2014 às 17:29:39

    Muito bom! O vinagre e também o bicarbonato de sódio são excelentes para retirarem essas manchas das paredes.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Batista Gil

    30-07-2012 às 17:04:55

    Habitualmente lavo as paredes da cozinha com uma esponja amarela e verde e um detergente de limão. Depois basta passar um pano macio e seco para ficarem a brilhar. Para as gorduras mais difíceis uso um detergente tira-gorduras normal ou passo um pano embebido em vinagre. Este é muito bom para absorver as gorduras das paredes perto do fogão e do lava-loiça.Se eventualmente as paredes ficarem manchadas devido a humidade ou nódoas ou salpico de comidas, o melhor é fazer uma mistura de bicabornato e água e passá-las com o pano húmido embebido dessa mistura.As nódoas são fácilmente removidas desde que não estejam muito entranhadas nas paredes. Por isso devem ser limpas com frequência com um pano macio, e uma mistura de água com detergente sonasol ou de limão.A maior parte das paredes podem ser lavadas fácilmente, com água morna e detergente normal. Para as zonas mais difíceis basta esfregar com a esponja verde e depois com outra ,macia ou com um pano sem pêlos.O uso de álcool para remover nódoas sempre foi utilizado pelas donas de casa. Contudo pode também usar-se sumo de limão, vinagre e detergente da loiça ou um tira nódoas.Atualmente os detergentes são bastante eficazes na remoção das manchas e gorduras das paredes, sejam de azulejo ou tinta plástica. Para uma maior eficácia devem ser misturados em água morna.A água tépida ajuda muito a remover as manchas das paredes, assim como uma esponja especial. Com efeito há esponjas e panos apropriados para a remoçao das gorduras, em tintas, azulejo ou cal.Se as manchas forem mais difíceis de remover ou em grande quantidade o melhor é pintar a parede de novo para não ficar manchada e estragar o ambiente. Os riscos de caneta são ás vezes difíceis de remover.Apesar de água quente, limão e sabão lavarem quase tudo, inclusive as paredes manchadas e gordurosas há quem prefira lavar com outros químicos, que ás vezes são tóxicos e desacoselháveis em casa.Há quem use acetona para tirar riscos de tinta, ou misture lexívia a detergente. contudo não dse deve abusar da lexívia, apenas algumas gotas.

    ¬ Responder

Comentários - Como lavar manchas das paredes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios