Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Futebol..na praia!

Futebol..na praia!

Categoria: Desporto
Futebol..na praia!

O futebol de praia, praticado debaixo de um sol, geralmente escaldante, vai fazendo, de certo modo, sombra ao dos relvados. Não que lhe retire protagonismo ou importância, mas ganha terreno, ou seja, areia, e também em remates (cerca de 76 por cada partida), golos (10), velocidade e reduzido número de faltas (5). Está de tal maneira implantado que já chegou a 120 países e possui quatro milhões de praticantes, dos quais 400 mil são federados.

A excelência e a capacidade de atracção deste jogo, cujo “berço” foi a praia de Copacabana, a mais famosa do mundo, situada no Rio de Janeiro, Brasil, levaram a que, volvidos apenas dez anos, a FIFA estivesse a organizar campeonatos mundiais de beach soccer com uma marca de “oficialidade”.

Trata-se de uma modalidade protagonizada por cinco jogadores de cada equipa, num campo de 37 por 28 metros, com balizas de 5,5 metros de largura e 2,2 metros de altura. No interior do rectângulo, as únicas linhas (imaginárias, entre bandeiras) são as da área de penalty, nove metros adiante da linha final, a toda a largura, onde o guarda-redes é autorizado a jogar com a mão.

A vivacidade impressa ao jogo passa pela marcação dos livres sem formação de barreira, não podendo haver ninguém no caminho da bola para a baliza.

Não são permitidos toques físicos e, perante erros, mostram-se os cartões amarelo, vermelho e azul (que corresponde a uma punição de dois minutos de exclusão, como castigo de faltas de média gravidade). As regras visam promover um bom espectáculo, obrigando ao ataque e combatendo o anti-jogo. Uma especificidade, que constitui, igualmente, uma diferença do futebol de onze, é que os jogos nunca podem terminar empatados. Se tal se estiver a verificar, parte-se para um prolongamento de três minutos e, a não haver um golo que resolva, para os penalties.

Visto que a areia exige muito mais esforço físico e cansa sobremaneira, é possível efectuar-se substituições atrás de substituições. Adicionalmente, as partidas têm três períodos de 12 minutos cada (contagem de tempo útil), com dois intervalos de três minutos.

A época de praia está à porta e uma “peladinha” na areia vem mesmo a calhar. Porque não experimentar a resistência de controlo de uma bola, com os pés ou a cabeça, em pleno areal? Quem vive no litoral não terá dificuldade em encontrar uma praia, mas quem está no interior tem à disposição praias fluviais com condições aceitáveis. Também existem campos artificiais, geralmente “nascidos” em quadras de ténis onde foram despejadas toneladas de areia. O resto fica por conta da imaginação…



Maria Bijóias

Título: Futebol..na praia!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

772 

Comentários - Futebol..na praia!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios