Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > Poupe! Organize um baptizado em casa

Poupe! Organize um baptizado em casa

Categoria: Eventos

O Baptismo é um evento único na vida de uma pessoa. Normalmente, trata-se de uma criança, mas pode acontecer que um adulto decida que quer ser baptizado. Há quem vá adiando este acontecimento marcante, ora porque estamos em tempo de crise, absolutamente desfavorável a despesas extra, ora porque se aproveita esse gasto extraordinário para juntar mais alguma ocorrência.

De facto, é desencorajador pensar nos orçamentos que os restaurantes e similares apresentam para este tipo de serviço. Todavia, os convidados sempre têm de comer e beber algo… E como «para grandes males existem grandes remédios» e «a necessidade aguça o engenho», o melhor é pôr os neurónios a trabalhar e inventar formas de contornar a questão económica. Uma delas pode ser optar por fazer tudo em casa. Dá mais trabalho, mas motivação não há-de faltar e a recompensa aparecerá sob a forma de auto-estima reforçada e, quiçá, rasgados elogios à criatividade e ao empenho. Para já não mencionar o ambiente de maior familiaridade que se gera, assim como a entreajuda que fortalece os laços de sangue e de amizade.

Os convites e as lembranças podem ficar a cargo de quem revele mais capacidade imaginativa e jeito para as coisas manuais. Por exemplo, é giro, cativante e apelativo colocar a fotografia da criança a ser baptizada e o discurso do convite na primeira pessoa, como se ela própria fizesse questão de ter o convidado presente na sua festa. Torna-se engraçado e irresistível vê-la a dar informações, coordenadas e até a gracejar com determinados factos. As prendinhas podem constar de caixinhas com o retrato na tampa e um artigo religioso (um pequeno terço, uma medalhinha, uma pagela, …), garrafinhas de água benta com inscrições, um anjinho com a foto da criança, em sinal de protecção, enfim, como se costuma dizer «a imaginação é o limite».

A decoração da casa e/ou jardim pode primar pela beleza simples, recorrendo a elementos dos próprios espaços, organizados de um modo festivo, a que porventura se adicionem outros, sem, contudo, comprometer a “personalidade” do lugar. Pensar em algum tipo de animação e actividades lúdicas é capaz de ser boa ideia, sobretudo se a previsão apontar para uma casa cheia de “pestinhas” impacientes. É muito fácil entreter e contentar os miúdos.

No que respeita aos “comes e bebes”, o famoso churrasco, acompanhado por saladas variadas, cai sempre bem em atmosferas informais. Sai mais barato, é prático e apreciado pela maioria das pessoas. E, para além de tudo, o convívio, que é o que mais interessa, faz-se com outro avontade. Ter alguns acessórios com pormenores concernentes ao tema (o Baptismo) também traduz originalidade e sensibilidade relativamente ao valor do acto; retirar um guardanapo de um suporte seguro por um anjo não é uma bênção que se tenha todos os dias…! Até as “cuscas” pensarão duas vezes antes de abrir a boca para “morder” em alguém…


Maria Bijóias

Título: Poupe! Organize um baptizado em casa

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

802 

Comentários - Poupe! Organize um baptizado em casa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios