Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Como limpar inox?

Como limpar inox?

Visitas: 8
Comentários: 2
Como limpar inox?

O aço inox caracteriza-se por ser um material de alta durabilidade, por não sofrer corrosão como outras ligas de aço, e também pelo brilho que sustenta, agregando assim um alto valor estético. Muitos são os objetos feitos com este tipo de material, desde eletrodomésticos, peças para automóveis e utensílios domésticos. Esse último muito utilizado em talheres, panelas e outros utensílios de cozinha em geral.

Essa liga de aço especial, se da ao fato de possuir em sua composição uma substância que difere o aço comum do aço inox chamada crómio, que é uma película que envolve o material e o protege contra os agentes agressivos que se encontram na atmosfera. Por isso o aço inox é tão resistente.

Mas para se preservar tanto as propriedades que oferecem a sua alta durabilidade, quanto o alto brilho do material, alguns cuidados devem ser tomados em relação à sua limpeza e conservação. Deve-se tomar o cuidado para não acabar removendo essa película protetora, para que suas propriedades não venham a ser prejudicadas.

A maioria das dúvidas de como se pode limpar materiais de inox sem danifica-los, é gerada pelas donas de casa que tanto querem seus utensílios conservados, quanto manter o seu brilho.

Evite usar produtos fortes que podem agredir a superfície do material. Produtos muito fortes somente são recomendados em casos extremos. Utilize bastante água, sabão neutro, detergentes suaves e neutros. Pode-se também usar produtos á base de amónia, diluídos em água morna. Aplique com um pano macio ou uma esponja de nylon. Enxague com bastante água até que tenha sido removido qualquer resíduo dos produtos usados para a limpeza. Muito cuidado quanto à secagem, afim de evitar que manchas apareçam na superfície do material. Procure sempre deixar o material bem seco após a lavagem.

Uma boa dica para limpezas leves a moderadas é fazer um mistura caseira com bicarbonato de sódio e álcool de uso doméstico. Misture até que forme uma pasta. Aplique a mistura com pano macio ou uma bucha de nylon e enxague com bastante água de preferência morna. Seque bem e de preferência com pano macio.

Para sujeiras mais difíceis de sair pode-se fazer uso de removedores a base de amónia que são removedores caseiros, ou então uma imersão de detergente morno (sempre use detergentes neutros e suaves). Esse processo ajuda a amolecer alimentos que ficam queimados no fundo da panela e algumas gorduras difíceis de sair. Utilize apenas produtos mais fortes quando os procedimentos anteriores não surtirem efeito. Se isso for necessário, uma boa dica é utilizar o sapoléu, que é um produto abrasivo e por esse motivo deve se tomar todo o cuidado para não arranhar a peça. Nunca se esqueça de enxaguar abundantemente e secar com pano macio.

Com essas dicas as peças de inox estarão sempre higienizadas e o seu brilho será mantido por muito mais tempo, assim como sua durabilidade.


Celia Silva

Título: Como limpar inox?

Autor: Celia Silva (todos os textos)

Visitas: 8

763 

Imagem por: cking

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-06-2014 às 17:54:41

    Muito bom! Era algo que tinha muita dúvida, pois não queria deixá-lo com uma aparência feia. Mas, agora já sei! Obrigada!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Matthias

    25-06-2013 às 08:22:18

    As manchas podem ser facilmente removidos com Innospray B600, e pigmentos intensivos podem ser removidos com Innosoft B570. Funciona muito bem!

    ¬ Responder

Comentários - Como limpar inox?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: cking

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios