Como prevenir o câncer de mama?
Os fatores que podem aumentar o risco de se contrair a doença é o histórico familiar e a idade acima dos 50 anos, período em que normalmente ocorre a menopausa. Além disso, ter uma alimentação rica em gorduras, o excesso de peso, ter uma vida sedentária, álcool e cigarro também são outros fatores que podem contribuir para o quadro.
Uma informação que muitas mulheres desconhecem é que, além de fazer consultas periodicamente ao médico e fazer exames, pequenas alterações no estilo de vida podem ajudar a prevenir o câncer de mama.
Entre as mudanças que precisam acontecer na rotina, uma das mais importantes é praticar exercícios físicos regularmente. Se você não disponibiliza de muito tempo no dia, saiba que pelo menos trinta minutos, cinco dias por semana já são suficientes. E caso não tenha dinheiro para frequentar uma academia, faça caminhada.
Evite o ganho de peso, principalmente se você já tenha passado pela menopausa. É recomendável manter o IMC (Índice de Massa Corporal) menor que 25 e não se esqueça de ter uma dieta balanceada. E para ajudar neste controle, consuma muitas frutas e vegetais, evite os carboidratos, alimentos gordurosos e com muito açúcar. Alimente-se de proteínas, grãos integrais e prefira óleos vegetais.
Outro fator que também aumentam as chances de desenvolver o câncer de mama é o vício em cigarro e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Por isso, beba álcool com moderação e, caso seja preciso, procure ajuda para abandonar o cigarro.
O que também ajuda a prevenir o câncer de mama é amamentar por pelo menos seis meses. Segundo especialistas, as mães que seguem esta recomendação conseguem diminuir os riscos de desenvolver a doença.
Por fim, no geral, para prevenir o câncer de mama toda mulher após os 20 anos, mesmo que tenha hábitos de vida saudáveis, deve fazer o exame de mamografia e fazer todos os meses o auto exame.